Como você pode ampliar sua perspectiva?

Como você pode ampliar sua perspectiva?




Orador: Irmão Eric Conrad - Vice Presidente de Operações
Data: 27 de fevereiro de 2018
Traduzido por: Tatiana M. Lacerda

Aloha!


Estou tão agradecido por estar com vocês hoje em uma universidade tão maravilhosa, é mesmo um centro de preparação de discípulos! Agradeço ao Presidente Tanner e ao Conselho dos Presidentes por me convidar para falar. O tema do meu discurso hoje é ampliando sua perspectiva.


Para começar, peguem seus telefones celulares. Eu não estou brincando. Gostaria de realizar um experimento antes de mergulharmos em meu discurso. Primeiro, envie um texto para alguém com quem você não se comunica há algum tempo. Use este momento para enviar uma pequena mensagem inspiradora através de mensagem texto para alguém com quem você não tem falado ou não tenha encontrado por muito tempo. Poderia ser tão simples como alguns emojis para transmitir seu amor ou felicidade a outra pessoa, ou uma bilhete para sua irmãzinha, dizendo-lhe que fique forte no Evangelho - vale a pena. Apenas lembre-se de mantê-lo curto. Por favor, faça agora e farei o mesmo. Agora eu vou pedir-lhes para deixarem seus telefones por um tempo enquanto discutimos a importância da perspectiva.


Vivemos em uma época em que tudo o que fazemos está resumido. Nós enviamos mensagens rápidas, às vezes até sem palavras, usando apenas emojis. Percorremos Youtube, Snapchat, Instagram, Twitter, Facebook, Marco-Polo e centenas de outros aplicativos ou sites de internet. Podemos passar por centenas de canais na TV e não encontrar nada de interessante. Ao fazê-lo, estamos fazendo julgamentos em segundos sobre vários programas. Começando cada vez mais jovem, as mentes estão sendo treinadas para analisar informações rapidamente e fazer julgamentos instantâneos. Pense sobre isso: polegares para cima, polegares para baixo, corações, rosto sorridente, rosto franzido.


Como tomamos decisões tão rápidas, enquanto somos inundados com grandes quantidades de informações com um simples deslizar do polegar? Nós fazemos julgamentos sobre o que vemos ou lemos com base em nossas perspectivas pessoais - de onde procedemos, nossas experiências de vida, o que aprendemos e quem somos. Eu submeto a vocês, que tudo o que você vê, cheira, ouve, sente ou lê, você faz um julgamento instantâneo sobre:


Feio, Bonito


Inteligente, Estúpido


Exato, Falho


Maravilhado, Amedrontado


Fascinante, Entediante


Alto, Baixo


Quente, Frio


Gosto bom, Gosto ruim


Cheira bem, Cheira mal


Hoje, eu gostaria de sugerir algumas maneiras de ampliar sua perspectiva ao longo da vida. Você não vai parar de fazer julgamentos rápidos, mas com uma perspectiva mais ampla através de informações adicionais, vocês podem julgar de forma diferente ou ter tempo antes de julgarem as coisas completamente.


Primeiro, tudo que você vê ou lê nem sempre é verdade. Um reality show na TV, nem sempre é realidade. Muitas vezes, os resultados são roteiros, e o elenco atuou para um efeito desejado através de desafios criados por escritores e produtores. Quando você vê, ouve ou lê coisas na vida, seja crítico. Encontre e depois julgue a origem da informação. Certifique-se de julgar o conteúdo - está em harmonia com suas crenças e seus valores? Pergunte a si mesmo como se sente sobre a informação e depois determine qual é a sua perspectiva.


Cada um de nós tem uma perspectiva diferente sobre a vida, o casamento, a faculdade, os níveis da BYU-Hawaii, a Cafeteria Seasider, o Evangelho e milhões de outros tópicos. Esta perspectiva foi desenvolvida ao longo dos anos, pois assistimos os eventos acontecerem em frente aos nossos olhos. A palavra "perspectiva" tem uma raiz latina que significa "olhar através" ou "perceber", e todos os significados da perspectiva têm algo a ver com a observação. Se você observar o mundo da perspectiva de uma criança, você vê a vida em sua simplicidade e maravilha. Através dos olhos de um órfão, a mesma simplicidade pode tornar-se bastante complexa. Através dos olhos de um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a visão pode ser bastante diferente da de um católico praticante, muçulmano, hindu, budista, judeu ou ateu, e isso é muito bom. Sua obrigação é entender a perspectiva das pessoas ao seu redor, conhecê-las, para obter conhecimento de onde elas estão vindo antes de fazer qualquer julgamento.


Vejamos algumas fotos ...


Nesta imagem, você vê uma velha senhora com um xale ou vê uma jovem senhora desviando o olhar?


Você pode ver a pessoa olhando para você ou a pessoa tocando um instrumento musical?


Você consegue ver as duas senhoras olhando uma para a outra ou apenas uma atrás da vela? É uma senhora ou um homem?


Esta é a mesma imagem que mostrei no início, mas desenhada de forma diferente. Agora, você pode ver a jovem ou a velha com o xale ou ambos?


O que essas imagens nos dizem? Elas nos dizem que todos vocês podem ver a mesma imagem exata e ter uma perspectiva muito diferente. Como isso é possível?


Vamos discutir uma das minhas histórias favoritas em todo o Livro de Mórmon, ela inclui duas perspectivas muito diferentes. É a história de Morôni e Paorã.


Agora, deixe-me resumir para vocês da maneira como eu leio essa passagem da escritura. Morôni e seus homens estão cavando valas, trabalhando do amanhecer ao anoitecer para fortificar as áreas onde estão alojados. Eles estão quentes e suados, sem abundância de comida ou água limpa no entorno. Eles estão lutando com estômago vazio, perdendo esperança em sua causa. Morôni envia algumas cartas para Paorã, cuja essência é: estamos morrendo de fome, nossos traseiros sendo chutados e precisamos de comida e água e mais suprimentos. Nenhuma resposta é recebida, uma e outra vez. Morôni e seus tenentes começam a resmungar e a dizer coisas como "Paorã nem se preocupa com a gente. Eu aposto que ele e seus homens estão comendo frutas frescas e pão quente esta noite e sentados contando histórias e piadas ".


Paorã, por outro lado, está lutando contra uma insurreição, não só ele não pode enviar alimentos e suprimentos, ele está tentando evitar que Zaraenla seja tomada, de modo que quando Morôni voltar para casa, haverá uma casa para onde voltar. Paorã falha em suas tentativas de frustrar o levante e perde a cidade de Zaraenla para os realistas.


Ok, eu escrevi isso da minha cabeça antes de ir às escrituras para a história real. Assim, o que acabei de dizer foi minha perspectiva sobre a perspectiva de Morôni e Paorã.


Aqui está o que as escrituras dizem ...


Alma 59:3 lê-se:


“E aconteceu que enviou imediatamente uma epístola a Paorã, pedindo-lhe que reunisse homens para reforçar Helamã, ou melhor, os exércitos de Helamã, de modo que pudesse, com facilidade, conservar aquela parte da terra que tão milagrosamente havia conseguido reconquistar.


O versículo 13 diz:


“E aconteceu que Morôni ficou irado contra o governo, devido a sua indiferença pela liberdade de seu país.”


Então, em Alma 60:1-2 encontramos:


“E aconteceu que ele tornou a escrever ao governador da terra, que era Paorã; e estas são as palavras que escreveu, dizendo: Eis que dirijo minha epístola a Paorã, na cidade de Zaraenla, o qual é juiz supremo e governador da terra, e a todos os que foram escolhidos por este povo para governar e dirigir os negócios desta guerra.
Porque eis que tenho algo a dizer-lhes, a título de recriminação; pois eis que sabeis que fostes designados para reunir homens e armá-los com espadas e com cimitarras e toda sorte de armas de guerra de todo tipo e enviá-los contra os lamanitas, em qualquer parte que invadissem nossa terra.”
Pulando para o versículo 18, lemos:


“Por que deveria eu estender-me sobre este assunto? Porque não sabemos se estais tentando obter autoridade. Não sabemos se vós sois também traidores de nosso país.


Ai! Neste ponto, Moroni acabou de golpear Paorã. Moroni tinha todos os fatos? Não, ele não tinha. Sua perspectiva lhe disse que algo não estava certo em Zaraenla e Paorã era o culpado. Com que frequência tiramos conclusões quando não temos todas as informações? Há excelentes lições a serem aprendidas com essas passagens das escrituras. Vamos ler e ver como Pahoran responde.


Em Alma 61:1 se lê:


“Eis que aconteceu então que, logo após haver Morôni enviado sua epístola ao governador-chefe, recebeu uma resposta de Paorã, o governador-chefe. E são estas as palavras que recebeu:”


Ok, vamos parar por um minuto. Morôni apenas envia esta mensagem mordaz para Paorã e logo depois de ser enviada, ele recebe uma carta de Paorã. As cartas se cruzaram em trânsito.


Versículos 2 e 3:


“Eu, Paorã, que sou governador-chefe desta terra, envio estas palavras a Morôni, capitão-chefe do exército. Eis que te digo, Morôni, que não me regozijo com vossas grandes aflições; sim, elas afligem-me a alma.
Eis, porém, que há quem se regozije com vossas aflições; sim, a ponto de rebelarem-se contra mim e também contra aqueles de meu povo que são homens livres; sim, e os que se rebelaram são muito numerosos.”
Paorã escreve ainda que ele não está chateado com Morôni por ficar chateado com ele, mas ele descreve uma maneira de juntar-se e retomar Zaraenla.


A perspectiva de Paorã na Epístola a Morôni nos ensina que ao ampliar nossa perspectiva, neste caso, Paorã tentando ver o mundo através dos olhos de Morôni, uma maior compreensão pode ocorrer e ser alcançada


Por favor, tenha em mente as informações anteriores de que a palavra "perspectiva" tem uma raiz latina que significa "olhar através" ou "perceber", e todos os significados da perspectiva têm algo a ver com observar.


Passei 15 anos na Corporate America antes de começar a trabalhar no emprego da igreja. Trabalhei para ou consultei várias empresas da Fortune 500, como: Microsoft, AT&T, Ford, Century Link, CBRE, Washington Mutual e outros. O que ganho com essas experiências de trabalho é uma perspectiva de como vejo o mundo dos negócios e como os Discípulos de Cristo podem trabalhar neste mundo e ter sucesso.


É possível que jovens estudantes aspirantes como vocês mesmos escalem a escada corporativa, sejam bem sucedidos em seus locais de trabalho ou em casa sem serem negativos, desagradáveis, mesquinhos, desonesto ou quaisquer outros traços que não sejam agradáveis ​​a Deus. Não será fácil, mas submeto a vocês hoje, com base em minha própria perspectiva, que foi adquirida através de milhares de interações comerciais em minha carreira; que obedecer as leis de Deus e tentar ficar no caminho estreito e apertado permitirá que você tenha maior sucesso do que se desviando desse caminho.


Deixe-me dar-lhe três exemplos da minha experiência de trabalho:


Exemplo Nº 1:


Eu tinha 34 anos e subi rapidamente a escada corporativa através de várias empresas. Eu tinha sido recrutado por uma empresa da Fortune 500 para ser um vice-presidente sênior com supervisão do gerenciamento de instalações em 1.800 locais em todos os estados dos EUA e fornecer liderança para 2.700 funcionários. Eu tive reuniões em minha segunda semana de trabalho que me obrigaram a voar no jato da empresa com a equipe de gerenciamento sênior. Nós estaríamos em um estado diferente todos os dias. Eu estava tão animado, nunca tinha voado em um avião Leer antes e sentia que havia chegado no auge da minha carreira corporativa. Logo depois de encerrar o primeiro dia, o presidente da empresa veio ao meu assento e me ofereceu algo para beber. Eu disse a ele: “Água estaria bem, obrigado”. Ele insistiu que o bar do avião tinha todas as bebidas que eu poderia pensar, eu lhe disse: “Não, obrigado! e “ Água sería ótimo!” Ele saiu e voltou com dois copos de líquido transparente e colocou-os na mesa. Do lado de fora do vidro parecia água, mas quando fui beber eu pude sentir cheiro de álcool. Perguntei-lhe o que era, ele me disse para beber, era a sua versão de água purificada, que era vodka. Eu disse a ele que apreciava ele ter pensando em mim, mas que eu não bebia álcool. Ele então ficou furioso e me disse que ele estaria me observando e se, em qualquer momento, eu fizesse bagunça, ele me compraria um bilhete de ida (de ônibus) de volta a Denver, onde eu poderia arrumar minhas malas. Isso foi um pouco perturbador. Eu tinha acabado de vender minha casa em Seattle e comprado uma casa nova em Denver, onde também havia realocado minha família, mas estabeleci meu alicerce e sentia bem sobre o que fiz. Cada dia e cada vôo ficaram um pouco mais fáceis à medida que os diferentes vice-presidentes me conheciam e, no final da semana, chegando em casa tarde numa noite de sexta-feira, este mesmo presidente veio até mim depois de sairmos do avião e disse , "Você está dentro."


Sim, era bom que eu não bebesse, mas e se você estivesse sentado alguns lugares na minha frente e visse o presidente trazer álcool para o meu assento? Você pensaria que eu deveria ter bebido já que o presidente não voltou para a frente do avião com os copos? Ou sua perspectiva seria melhor informada, como a da pessoa sentada ao meu lado que poderia ouvir e ver tudo? Precisamos ter cuidado para não julgar muito rápido.


Exemplo Nº 2:


Minha família e eu fomos convertidos à Igreja no Alabama quando eu era jovem. Eu frequentei a primária cerca de um ano antes de me tornar diácono. Nós íamos à igreja de vez em quando até eu ser um professor, e depois disso eu me tornei inativo. A noite da família, a leitura familiar das escrituras, a leitura pessoal das escrituras, o cantar canções da primária, era tudo estranho para mim, mas não para alguns dos meus amigos SUD próximos. Felizmente, consegui me reativar na igreja em meu último ano do ensino médio e cheguei a BYU. Estar rodeado por tantos Mórmons que cresceram na igreja era estranho para mim às vezes. No final do primeiro semestre, fui ao acerto do dízimo. Após o acerto do dízimo, apareci na Noite familiar no apartamento da minha irmã para dizer: "Oi." Eu estava usando bermuda e uma camiseta e acabara de sair do meu primeiro acerto de dízimo com o Bispo. Quando eles descobriram isso, todos riram e disseram que minha aparência era um "Não, não". Eu deveria ter vestindo roupas de igreja. Eu estava tão envergonhado. Até esse momento, eu estava tão satisfeito comigo mesmo por ter tido meu primeiro acerto de dízimo. No entanto, o que os outros viram de sua perspectiva, era um indivíduo irreverente que foi a sua entrevista de bermuda e camiseta. Sua perspectiva era correta, não era a vestimenta apropriada, mas seu julgamento não era. O Bispo e o Senhor tinham uma perspectiva diferente, ficaram felizes por eu ter ido à igreja e ter tido o meu primeiro acerto de dízimo, independentemente das minhas roupas.


Exemplo Nº 3:


Como um jovem presidente do Quórum de Élderes em uma cidade fora de Seattle, encontrei-me passando a maioria dos fins de semana fazendo mudança de pessoas - tenho certeza de que alguns de vocês podem relatar. Uma noite de quinta-feira, recebi uma ligação de uma irmã em uma cidade a cerca de uma hora de distância. Ela disse que estava se mudando para nossa ala e precisava de ajuda. Pedi-lhe seu novo endereço e disse-lhe para me ligar quando ela chegasse e nós ajudaríamos a descarregar. Sua voz então falhou um pouco e ela disse que não tinha ninguém para ajudar a mudar-se de seu apartamento atual. Ela disse que chamou o presidente do Quórum de Élderes de sua atual ala e ele disse que eles estavam muito ocupados e ela deveria ter ligado antes.


Por um segundo, fiquei furioso que outro presidente do Quórum de Élderes diria isso a alguém de sua ala. Perguntei onde ela morava exatamente e percebi que era em uma área com milhares de apartamentos. Nunca esquecerei o sentimento que veio sobre mim que me ajudou a ter uma perspectiva diferente. Em minha mente, eu poderia ver um presidente do Quórum de Élderes com uma família jovem como a minha, mudando as pessoas todos os fins de semana e muitas noites da semana, que estava completamente no limite de sua compreensão. Eu então disse a esta irmã que eu estaria em seu apartamento às 5:00 da tarde no dia seguinte com alguns rapazes e nós faríamos sua mudança para a nossa cidade e para o seu novo apartamento. Saí mais cedo do trabalho no dia seguinte para chegar em casa, pegar os jovens e chegar ao apartamento onde morava essa senhora. Na minha chegada, não havia nenhum caminhão U-Haul (caminhão de mudança), e nenhuma senhora desesperada esperando para se mudar. Nos sentamos lá por uma hora, isso foi em uma época em que ninguém tinha telefones celulares. Os jovens comigo disseram que deveríamos ir para casa, mas eu disse que não podíamos, que essa irmã realmente precisava da nossa ajuda. Então disse-lhes para entrarem no carro e nós a encontraríamos. Eles riram de mim e perguntaram: "Como vamos encontrá-la? Você não sabe como ela se parece e há centenas de pessoas nas ruas ".


Pensei comigo mesmo, “Eles estão certos, isso é loucura!” mas não consegui esquecer a impressão que tive na noite anterior. Então, fomos e dirigimos até a loja U-Haul mais próxima a cerca de 10 minutos. Quando chegamos lá, eles estavam fechados. Em seguida, voltamos ao apartamento onde devíamos fazer a mudança dessa irmã. Enquanto dirigíamos, passamos por uma mulher com um sobretudo, caminhando lentamente com a cabeça baixa. Estacionei e disse: "Oi, eu sou Eric Conrad do Quorum Élderes de North Bend, você é a irmã que precisa de ajuda para se mudar?" Ela era! E ela estava tão animada. Pedi-lhe que entrasse e a levaríamos para casa. Descobri no caminho para a casa que, a caminho da loja U-Haul, seu carro quebrou e então ela caminhou até lá apenas para encontrá-los fechados. Os Sacerdotes e eu então teríamos que ser criativos, mas nós conseguimos que essa irmã solteira se mudasse para seu novo apartamento às 1:30 da manhã. Em uma situação em que eu percebi primeiro uma mulher excêntrica, que não havia planejado bem sua vida, acabou ensinando a mim mesmo e aos jovens de minha ala que o Senhor cuida de todos os Seus filhos e nós somos Suas mãos.


Para encerrar, eu quero que você faça um julgamento. Use sua perspectiva única e me diga o que você vê quando olha essa imagem? Está é minha esposa, nossos 7 filhos e 3 netos. Eu gosto de pensar que somos o básico modelo SUD de uma família feliz.


Agora, eu vou pedir-lhe para mudar sua perspectiva apenas um pouco com mais uma foto.


O que você vê agora? Sim, são duas lápides separadas. Meu nome está em uma e o nome de Kami em outra. Ambos os nossos felizes para sempre cônjuges, aos quais estamos selados para a eternidade, faleceram. Kami e eu somos recém-casados ​​e provavelmente estamos casados há menos tempo do que muitos de vocês.


Quando você olha para nós, você pode ver um casal feliz com 7 filhos, 3 netos e uma vida que se aproxima ao perfeito modelo básico SUD de uma família feliz, certo? Essa pode ter sido sua perspectiva sem a profundidade da segunda foto. Nossa perspectiva é diferente, tendo vivido através de excessivas provações. Reconhecemos que a vida nem sempre é tão perfeita, ou fácil, mas optamos por manter nossa perspectiva focada no que é eterno enquanto nos esforçamos pela felicidade em meio à mágoa. Nós também tendemos a pensar mais sobre a carga que outros podem estar carregando, sobre as quais não temos ideia. E você? Como sua perspectiva mudou?


Agora, volte ao início da minha conversa. Por favor, envie uma mensagem de acompanhamento à sua pessoa inicial. Você está pensando agora sobre o que causou a falta de comunicação ou a mudança em seu relacionamento? Você pode chegar a eles com uma nova perspectiva mais profunda e focada que espero que você agora tenha? Diga-lhes algo que você sente. Algo que o Espírito Santo pode estar lhe sugerindo a compartilhar com eles. Diga-lhes algo de sua perspectiva que eles podem não ver, ouvir, sentir ou mesmo saber sobre como você é e como você se sente a respeito deles. Por favor, faça agora.


Irmãos e Irmãs, obrigado por ouvir e serem tão atentos. Espero que, de alguma forma, eu tenha ajudado a ampliar ou aprofundar a sua perspectiva em relação à vida e aos seus semelhantes. Nunca se esqueça de que os milhares de alunos, professores e funcionários da BYU-H têm inúmeras perspectivas que eles reuniram ao longo de suas vidas. Julgue suas ações de forma justa, se você se sentir compelido a julgar. Lembre-se de fazê-lo com um coração aberto e uma perspectiva ampliada para que todos possam estar bem no final. Pois a perspectiva que vemos em um piscar de olhos nunca é toda a história e raramente capta os traços mais amplos da existência de qualquer pessoa.


Em nome de Jesus Cristo, amém.


*Essa não é uma tradução oficial do discurso da BYU
Traduzido de: https://devotional.byuh.edu/node/1646

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister