Erguei-vos,Clamai e Brilhai!


S. GIFFORD NIELSENof the Seventy                                                                 Feb. 27, 2018 • Devotional


Eu oro para que o Espírito esteja conosco para estimular nosso pensamento enquanto nos unimos hoje. É uma honra para mim estar com você. Ter meu sobrinho Mike tocando o órgão e meus netos Ashlyn e Drew darem as orações apenas aumentam a alegria.

OLHAR PARA O LADO POSITIVO
Nosso filho contou uma história contada a ele por um professor da BYU relatando a experiência de uma família que hospedou um apóstolo em sua casa durante o fim de semana de uma conferência de estaca. A mãe estava ansiosa para preparar as coisas da maneira mais perfeita possível para o visitante respeitado, mas achava difícil manter a casa limpa enquanto seus filhos jovens corriam e brincavam de sala em sala. Em um ato de desespero, depois de limpar cuidadosamente o banheiro de hóspedes, ela pregou um bilhete nas toalhas que diziam: "Toque nelas ... você morre!"

O bilhete funcionou, porque quando o convidado chegou, a casa parecia arrumada e tudo corria bem. Depois que o apóstolo saiu, a anfitriã cansada estava prestes a se sentar para relaxar quando teve um pensamento horripilante: “Alguém já tirou o bilhete das toalhas?”

Correndo para o banheiro de hóspedes, ela ficou mortificada com o que viu. O bilhete ainda estava no lugar e as toalhas de banho estavam limpas e secas, mas pendurado em um gancho nas proximidades estava uma toalha de mão totalmente encharcada. Você consegue imaginar o que estava passando pela sua cabeça? Essa história tornou-se um tesouro que aproximou a família ao escolhere ver o humor daquela experiência.

Todos temos dias que são muito diferentes do planejado. A mãe poderia ter deixado que esse incidente a fizesse se sentir um fracasso. Em vez disso, ela olhou para o lado positivo de uma situação embaraçosa. Marjorie Pay Hinckley, a esposa do Presidente Gordon B. Hinckley, disse: “A única maneira de passar pela vida é rir durante a passagem. Você tem que rir ou chorar. Eu prefiro rir. Chorar me dá dor de cabeça. ”1

"Erguei-vos e Brilhai"
Como você lida com os desafios da vida e não deixa eles te derrubarem? Em Doutrina e Convênios 115: 5 o Senhor nos disse: “Erguei-vos e brilhai, para que vossa luz seja um estandarte para as nações”. A frase “erguei-vos e brilhai” me lembra a canção de luta da BYU. Eu amo essa universidade! Enquanto eu era estudante aqui, joguei basquete e futebol, e uma das minhas melhores lembranças como atleta era correr na quadra ou no campo ao som de “Levante e grite, os Cougars estão chegando”.

Você já pensou seriamente sobre as palavras da música de luta e ponderou sobre o significado delas?

Levante-se, todos os leais Cougars e atire seu desafio ao inimigo.
Você vai lutar dia ou noite, chuva ou neve.
Leal, forte e verdadeiro
Use o branco e azul.
Enquanto cantamos, prepare-se para florescer.
Vamos, Cougars, é com você!

Deixe-me compartilhar com você algumas lições que aprendi de pessoas que exemplificam o significado deste hino espirituoso.

LAVELL E PATTI EDWARDS
O lendário treinador de futebol LaVell Edwards incorporou a essência dessas letras. Ele nos ensinou a “levantar-se, todos leais pumas e lançar seu desafio ao inimigo.” Independentemente do nosso oponente, ele nos treinou para “lutar dia ou noite, chuva ou neve”. Ele era um gênio em unir as pessoas, embora seu semblante no campo foi bastante subjugado. Não parecia que ele estava se divertindo muito. Na verdade, ele afirmou isso sobre si mesmo: “Alguém disse uma vez que sou realmente um cara feliz. Eu apenas esqueci de dizer ao meu rosto. ”3

Mas independentemente do seu rosto de jogo, oh, como nós o amamos e aprendemos com ele! Nós queríamos fazer o melhor para ele, e nós fizemos!

Ele mudou o futebol universitário estabelecendo uma ofensiva de passe bem-sucedida em vez do jogo de corrida tão prevalente no início dos anos 70. Seu desejo era ter "o branco e o azul" reconhecidos e respeitados a cada vez que tocássemos. Contratou os treinadores certos, recrutou jogadores que se encaixavam no sistema e garantiu que as coisas funcionassem sem problemas. O recorde de sucesso de LaVell fala por si. Em sua aposentadoria, ele foi o sexto treinador mais vitorioso na história do futebol da 1ª divisão da NCAA.4 E ele até tem um estádio com o seu nome.

LaVell Edwards colocou a responsabilidade sobre os jogadores para se tornarem melhores do que eles pensavam que poderiam ser. Ele nos pediu para “nos prepararmos para a florescer” e começamos a realizar coisas notáveis.

Em 1976, como o quarterback dessa poderosa equipe, comecei a receber reconhecimento e honras nacionais. Em 1977 começamos a temporada pegando fogo. Vencemos os primeiros três jogos de forma impressionante e fomos classificados nacionalmente, liderando o país em muitas categorias por ofensivas enquanto nos dirigíamos para Corvallis para jogar contra a Oregon State. Durante o quarto trimestre do torneio, fui atingido com força no joelho esquerdo e ouvi um estalo. Eu não queria sair do campo. Que ironia que algumas jogadas depois o mesmo joelho foi atingido novamente, e eu sabia que algo estava seriamente errado.

Apanhado na emoção do momento, eu perseverei para terminar a corrida, mas não conseguimos marcar um touchdown quando mais precisávamos. Como eu manquei para o lado, meu joelho parecia instável, e eu sabia que estava acabado para o dia. Fui substituído e, para piorar, perdemos o jogo.

Durante o vôo de volta para Utah, as preocupações me consumiram. Eu me senti ansioso e com medo enquanto me perguntava o que meu futuro poderia conter. Uma dúvida que tive foi sobre o sucesso da nossa equipe. Tínhamos trabalhado arduamente juntos para construir um programa respeitado nacionalmente. Eu estaria deixando todos para baixo?

No aeroporto de Salt Lake, fui recebido por minha esposa, Wendy, que estava preocupada, mas me apoiando extremamente. Fizemos nosso caminho para Smith Fieldhouse da BYU, onde encontramos o treinador Edwards, o diretor de atletismo Glen Tuckett, o treinador Marv Roberson e o doutor Robert Metcalf, que examinou meu joelho. O olhar no rosto do médico dizia tudo. Minha carreira no futebol universitário acabou. Eu precisava de uma cirurgia imediata para reparar um ligamento separado.

Quão rapidamente nossas vidas podem mudar. Eu estava devastado.

Para onde você vai quando a vida fica difícil? No meu estado de choque leve, eu precisava de força adicional, e estava bem na minha frente. Pedi uma bênção do sacerdócio. Sem hesitar, esses quatro notáveis ​​líderes “leais, fortes e verdadeiros” estavam prontos e dignos de agir em nome do Salvador. Um sentimento de paz veio sobre mim quando meu medo se transformou em fé.

A operação foi um sucesso! Até hoje, e até seis anos jogando na National Football League, nunca tive outro problema com o joelho.

O sacerdócio não é para ser tratado casualmente ou levemente. É “o poder e autoridade que Deus dá ao homem para agir em todas as coisas necessárias para a salvação dos filhos de Deus”. 5

Eu estava grata por homens honrados que estavam prontos a qualquer momento para me abençoar. Quando acordei na manhã seguinte após a cirurgia, enfrentei meu “novo normal”. Abri minhas escrituras e revi uma lista de prioridades que havia escrito antes do início da temporada.

1. O Salvador e nossa família eterna.

2. A Igreja e a construção do reino.

3. Minha educação nesta grande universidade.

4. Meu time de futebol e objetivos atléticos.

Quando olhei para a vida de uma perspectiva eterna, percebi que, na realidade, muito pouco havia mudado.

Nas semanas que se seguiram, meu bom amigo e companheiro de quarterback, Marc Wilson, levou a equipe a uma vitória atrás da outra - quebrando recordes e ganhando ainda mais atenção nacional. Tanto pela preocupação de que minha equipe não poderia ter sucesso sem mim. Que lição poderosa foi essa! Por causa do meu respeito e amor pela minha equipe, tornou-se um privilégio oferecer apoio do lado de fora - embora eu tenha que admitir que foi difícil ficar lá usando muletas e não estar em campo.

Outra pessoa que vive o espírito de "levantem, todos os leais Cougars" é a esposa do treinador Edwards, Patti. Ela desempenhou um papel importante no sucesso de técnico de LaVell. Eles estavam totalmente unificados, ilustrando a escritura “Eu digo a vós, sedes um; e se não sois um, não sois meus ”(D & C 38:27).

Na verdade, o treinador Edwards parecia muito mais feliz quando estava com Patti. Eles têm uma família maravilhosa e centenas de jogadores de futebol e suas esposas que pensam neles como pais secundários. Casamentos bem sucedidos não acontecem. Eles exigem tempo, esforço, trabalho árduo, comunicação constante e uma base espiritual profunda. Os Edwards conheciam isso e faziam muitas coisas para melhorar seu relacionamento. Eles passavam as manhãs de sexta-feira antes dos jogos no templo para garantir que eles mantivessem a vida em perspectiva. Por meio de suas ações, eles nos ensinaram a importância de estar na casa do Senhor e guardar convênios sagrados. Mais tarde na vida eles também serviram uma missão bem-sucedida em Nova York. Observar Patti e LaVell demonstrarem apoio mútuo e compromisso com o Senhor nos forneceu um maravilhoso exemplo. Eles nunca pararam de ensinar.

Em dezembro de 2012, LaVell foi submetido a cirurgia de coração. Logo após a operação, enquanto ainda estava conectado aos tubos e grogue da anestesia, LaVell lutou para dizer: “Patti, não deixe de chamar o bispo e dizer a ele que não podemos chegar ao acordo do dízimo, mas diga que estamos com o dízimo integral em dia. ”

Eles andaram na caminhada de honra e compromisso, entendendo que “Cougars, é com você”. Aqui estava um dos treinadores mais bem-sucedidos da história do futebol universitário demonstrando humildemente seu compromisso com o princípio do dízimo apenas momentos depois de uma grande cirurgia.

Juntos, Patti e LaVell demonstraram a todos nós obediência, integridade e fidelidade. Eles viviam o ensinamento do Salvador para “buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (3 Néfi 13:33).

HISTÓRIAS DE VITÓRIA
Oh! Levante e grite, os Cougars estão fora ao longo da trilha para fama e glória.
Levante-se e grite, nossos gritos vão ecoar enquanto você desdobra sua história de vanglória.
Você vai derrotar o inimigo pelos filhos e filhas de alma
Ao nos juntarmos à música, em louvor a você, nossa fé é forte.
Vamos levantar nossas cores no alto e alegrar nossos Cougars da BYU.

Foi uma bênção aprender tão jovem que a “história vitoriosa” nunca foi só minha. “A trilha para a fama e a glória” não tem nada a ver com o nosso ego mundano e exige manter nossos olhos fixos nas verdades eternas. O Élder David A. Bednar ensinou essa lição de maneira sucinta quando uma jovem certa vez lhe perguntou: “Se você pudesse me dar apenas um conselho, qual seria?”

Sem hesitar, o Élder Bednar disse: “Lembre-se, não é sobre você”.

O missionário do Livro de Mórmon Amon concordou: “Sim, sei que não sou nada; quanto à minha força, sou fraco; portanto não me vangloriarei de mim mesmo, mas gloriar-me-ei de meu Deus, pois em sua força tudo posso ”(Alma 26:12).

Meus queridos amigos, conhecemos a doutrina, mas mantemos nosso foco onde deveria estar quando a vida fica realmente difícil?

Kristen M. Oaks, esposa do presidente Dallin H. Oaks, ensinou:

Cada um de nós sentiu momentos de frustração, devastação ou limitação. Isso faz parte da nossa experiência na vida terrena. Como reagimos a essas situações faz toda a diferença. O Pai Celestial nos abençoou com perspectiva eterna e, se vivermos dignos disso e confiarmos Nele, essa perspectiva eterna poderá aliviar os fardos da vida.7

UM MENTOR JUSTO
Que histórias de vitória te inspiram? Deixe-me descrever um herói e ver quanto tempo você leva para descobrir quem ele é.

[Ele] era um homem forte e poderoso; ele era um homem de perfeita compreensão. . . ; um homem cuja alma se alegrava com a liberdade e a liberdade de seu país. . . .

. . . Seu coração inchou de gratidão a seu Deus. . . ; [ele era] um homem que trabalhou muito pelo bem-estar e segurança de seu povo.

. . . Ele era um homem que era firme na fé em Cristo e jurara. . . defender seu povo, seus direitos e seu país, e sua religião, até a perda de seu sangue. . . .

. . . Seu coração se alegrava. . . fazendo bem. . . , em guardar os mandamentos. . . e resistindo à iniqüidade. [Alma 48: 11–13, 16]

Você reconhece o capitão Morôni?

Como você gostaria de ser descrito como Morôni, que criou o título de liberdade? Quando pensamos em sua visão e coragem, "nossos aplausos soarão". Se todas as mulheres e "todos os homens tivessem sido e fossem, e sempre seriam, como [acrescente seu nome], eis que os próprios poderes do inferno teria sido abalados para sempre; sim, o diabo nunca teria poder sobre o coração dos filhos dos homens ”(Alma 48:17).

Aqui está uma grande questão: quem te vê como um mentor? Você já pensou muito sobre isso? Eu garanto que alguém em algum lugar te observa e quer ser como você. Você tem mais influência do que você imagina. Oro para que cada um de nós possa seguir humildemente o Senhor e ser mentores justos, pois esperamos influenciar os “filhos e filhas de alma” para sempre.

CONSTRUINDO O REINO
“Ao nos juntarmos à música, em louvor a você, nossa fé é forte.” Essas palavras descrevem Floyd Johnson—
um homem de alegria e grande fé. Algumas pessoas têm influência muito pública. Floyd era um herói desconhecido. Trabalhou como gerente de equipamentos do Departamento de Esportes da BYU por quarenta e seis anos.

Floyd sabia que não era sobre ele e não queria reconhecimento. Ele era um personagem único e tão sábio. Entre lavar e secar uniformes todos os dias, ele lia as escrituras e agendava devocionais em toda a Área Intermontânea para os atletas compartilharem suas experiências e testemunhos com grupos de jovens. O foco de Floyd na vida era simplesmente construir o reino!

Ele passou um tempo com atletas de todas as origens religiosas, respondendo a perguntas e proporcionando conforto. Ele continuamente convidou outras pessoas a aprender mais sobre o evangelho restaurado, e muitos aceitaram sua oferta!

Uma das histórias favoritas de Floyd me faz lembrar de seu zelo pelo compartilhamento do evangelho. Era sobre dois jogadores de futebol da BYU que queriam ser os melhores missionários. Um foi um tackle defensivo de 117 kg e o outro um defensivo de 108 kg. Para atingir seu objetivo, eles foram aconselhados a prestar seu testemunho a alguém da equipe adversária a cada semana.

Muitos pensamentos entraram em seu “proselitismo disfarçado” enquanto tentavam elaborar um plano. O próximo jogo deles foi contra a Academia da Força Aérea, e quando eles passaram pela primeira metade do jogo, nada aconteceu. No intervalo, eles se lembraram do compromisso. No final do jogo, quando o quarterback da Força Aérea recebeu a bola, procurando por um receptor, 117 kg o atingiu, derrubando-o no chão. Então 108 kg saltou no topo da pilha. Então havia 225 kg de poder do sacerdócio neste pequeno quarterback da Força Aérea, e eles estavam olhando para ele olho a olho.

O jogador de 117 kg perguntou: "O que você sabe sobre a Igreja Mórmon?"

O jogador de 108 kg acrescentou: "Você quer saber mais?"

Este pequeno quarterback olhou para aqueles quatro grandes olhos e disse: “Saiam de mim. Eu sou mórmon! ”8

Eu posso ver o sorriso brincalhão de Floyd enquanto conta essa história agradável. Por meio de seu exemplo, aprendemos que uma das coisas mais importantes e gratificantes que podemos fazer na vida é compartilhar a Restauração do evangelho com todos. Para alguns de nós isso pode parecer difícil de fazer, mas se oramos pela fé e pela coragem de compartilhar, nós, como Floyd, podemos encontrar a felicidade ao abençoar aqueles que alcançamos.

Nós amamos estar com Floyd todos os dias por causa de sua influência positiva. Sua autenticidade realista criava um lugar seguro no qual viver o evangelho parecia confortável e simples.

VENCENDO O INIMIGO
Senti o mesmo conforto e simplicidade em uma reunião missionária em Houston, Texas, há vários anos. O Presidente M. Russell Ballard falou diretamente para 650 missionários, advertindo-os a avaliar suas vidas e fazer as mudanças necessárias. Então ele os convidou a desenhar uma linha no meio de um pedaço de papel. Todos vocês podem querer fazer isso. Ele lhes disse para escrever no topo de uma coluna "Coisas que eu preciso parar de fazer na minha vida." No topo da outra coluna, ele disse a eles para escrever "Coisas que eu quero melhorar na minha vida."

Ele então parou, olhou para o grupo e disse: “Conserte!” 9

Que maneira de “vencer o inimigo”. Pode ser tão descomplicado? Eu digo sim! Especialmente quando lemos e seguimos as palavras inspiradas de nossos líderes.

EPÍSTOLAS VIVAS
Não consigo pensar em ninguém que seja o exemplo de toda a música de luta da BYU, mais do que o nosso novo profeta, o Presidente Russell M. Nelson.

Eu amo o presidente Nelson! Ele é gentil e se importa profundamente com cada um de nós que permanecemos no caminho da aliança. Ele é o exemplo perfeito de quem nunca pára de aprender. Eu posso testemunhar de sua compreensão, conselhos e desejo de melhorar.

Uma lição interessante que ele compartilhou veio de 2 Coríntios 3: 2, onde o apóstolo Paulo ensinou: “Vocês são nossa epístola escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens”.

Uma epístola é um documento escrito, mas aqui Paulo nos disse para sermos epístolas. O que ele quis dizer? A escritura continua: “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”(2 Coríntios 3: 3).

O Presidente Nelson nos adverte a andar, vivendo epístolas de Deus em tudo o que fazemos.10

SEJA UMA INFLUÊNCIA POTENTE PARA O BEM
Eu atesto que estamos enviando mensagens a cada momento através de nossas palavras e ações. Quais mensagens estamos enviando? Como elas estão sendo recebidos? Quando as pessoas nos vêem chegando, elas são atraídas para nós ou elas se dispersam em uma grande fuga? Eu convido cada um de nós a ser uma poderosa influência para o bem. Nós temos valor. Nós temos propósito. Que possamos ser o tipo de epístolas vivas que nosso novo profeta descreve. Ao fazermos isso, “nós vamos elevar nossas cores no alto do azul e animar” não apenas “nossos Cougars da BYU”, mas também todos que conhecemos!

Meus queridos amigos e associados neste trabalho maravilhoso, a música de luta da BYU nos ensina lições que podemos incorporar com sucesso em nossas vidas diárias:

·         Podemos subir a maiores alturas, melhorando dia a dia.
·         Podemos trabalhar "de dia ou de noite", através de "chuva ou neve", para desafiar qualquer inimigo que ameace nossa paz e felicidade eternas, pois somos "leais, fortes e verdadeiros" em tudo o que fazemos.
·         Podemos nos unir à música e sermos alegres e unidos quando entramos em ação, percebendo que, embora não seja sobre nós, cabe a nós nos tornarmos epístolas vivas, enviando mensagens positivas àqueles que encontramos.
·         Podemos perceber que, embora “o caminho para a fama e a glória” não seja deste mundo, é nosso destino quando, obediente e humildemente, percorremos o caminho da aliança de volta ao nosso lar celestial - e a “história final de vitórias”.
·         Podemos perceber que muitos dos nossos "filhos e filhas" da alma mater estão nos observando e procurando exemplos dignos de serem imitados - exemplos de fé forte que elevam suas cores e animam tudo o que é edificante e que vale a pena.
Rah, rah, rah-rah-rah! Nós confiamos em vocês! Nós respeitamos vocês! Nós te amamos! Vá, cougars!

Testemunho que Jesus Cristo é o Salvador vivo do mundo. Eu sei que, como o Filho Unigênito de nosso Pai Celestial, Ele conduz Sua Igreja. Testifico que Joseph Smith recebeu uma resposta para sua pergunta em um bosque de árvores, quando o Pai e o Filho apareceram para ele. O evangelho do Salvador foi restaurado em sua plenitude. O Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo. Somos guiados por Seus profetas, videntes e reveladores, com o Presidente Russell M. Nelson mantendo todas as chaves como nosso profeta hoje. Em nome de Jesus Cristo. Amém.


S. Gifford Nielsen, Autoridade Geral Setenta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proferiu este discurso devocional em 27 de fevereiro de 2018

Essa tradução não é uma tradução oficial da BYU
Discurso Original

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister