Banindo Todas as Sombras



JEFFREY R. HOLLAND,
do Quórum dos Doze Apóstolos

26 de abril de 2018 

Uma coisa engraçada aconteceu comigo no caminho para esse devocional. Só para me certificar de que não chegaria atrasado, comecei minha viagem para Provo há mais de duas semanas. E gente, foi uma decisão boa que eu tomei. Eu não tenho certeza de onde fiz a curva errada, mas a próxima coisa que eu sabia era que estava vendo placas de trânsito que diziam Jerusalém, Nairóbi, Bangalore e Hong Kong! Minha nossa, usei todos meus esforços para finalmente chegar aqui.

E o mais incomum sobre isso é que foi o Presidente Russell M. Nelson que estava me dando conselhos sobre o caminho que eu deveria seguir. Eu me pergunto se é assim que ele sempre leva pessoas de Salt Lake para Provo!

A irmã Holland e eu chegamos a você recém retornados de uma das experiências mais marcantes de nossas vidas. Você pode imaginar circular o globo em uma missão ministerial mundial com o profeta do Senhor e sua maravilhosa esposa? Foi uma experiência única na vida. Naquelas palavras frequentemente citadas de Oliver Cowdery, estas últimas duas semanas com o Presidente e a irmã Nelson foram verdadeiramente “dias a nunca serem esquecidos” 1.

Este não é o momento nem o lugar para te contar histórias de nossa experiência, mas eu testemunho a você que o Presidente Russell M. Nelson é um profeta ordenado por Deus desde antes da fundação do mundo e que ele está exercendo esse chamado em uma maneira mais magnífica em público e em privado. Trago-lhe seu amor como presidente do Conselho de Administração da BYU e o amor de todos aqueles que servem com ele, incluindo os presidentes Dallin H. Oaks e Henry B. Eyring. Não é pouca coisa, meus amados amigos, que aqueles que supervisionam sua alma sejam profetas, videntes e reveladores. Essa é apenas mais uma bênção especial que você pode contar neste feliz dia de formatura.

Durante nove maravilhosos anos, tive a agradável oportunidade de dizer aos alunos e suas famílias que um dia tão emocionante de triunfo acadêmico valeu a pena os dias difíceis que levaram para chegar até aqui - da parte de todos. Sei em primeira mão o que a BYU faz ao proporcionar uma experiência universitária inigualável, mas conheço igualmente bem e com ainda mais ternura o esforço, a poupança, o sacrifício e o trabalho árduo que muitos alunos e pais experimentaram para chegar a esse momento. Consciente desse sacrifício em uma causa grandiosa - e a educação é uma causa verdadeiramente grandiosa - quero que este seja um dia terrivelmente feliz para cada um de vocês. Você ganhou isso. Eu oro para que todos os seus dias sejam assim.

Disseram-me que devo dizer algo sábio e original para você, mas, sendo incapaz disso, deixe-me lembrar de uma ou duas coisas que você já conhece. Você vai pensar que houve algum conluio entre os palestrantes hoje. Não houve, exceto como orquestrado no céu.

Eu quero que você perceba que as fontes que vou citar são extraídas dos meus dias de graduação na BYU. Oh, eu posso ouvir você chorar agora! Uma lição de história antiga, você diz. Lições tiradas de trás antes do relógio geológico da Terra começarem a funcionar. Sim, sou velho, mas me satisfaça. Eu faço isso em parte apenas para provar aos professores que às vezes os alunos realmente se lembram de algumas coisas que foram ensinadas aqui.

Meu primeiro lembrete é cauteloso. Vem do homem que nasceu em seu tempo para se tornar o leigo mais poderoso de todo o reino britânico de sua época, o magistral Thomas Wolsey, perdendo apenas para o lendário Henrique VIII em sua influência sobre o reinado do rei. Sua história é uma advertência - desnecessária para você, espero - contra manobrar a escada do sucesso tão desenfreadamente que você descobre que no final você a encostou na parede errada.

Wolsey era o filho de um açougueiro Suffolk sem educação, mas sua ambição de dirigir e imenso talento o levaram a um rápido crescimento através da Universidade de Oxford e da Igreja Católica, onde rapidamente se tornou capelão de Henrique VII.

Mas a fortuna de Wolsey prosperou ainda mais dramaticamente quando Henrique VIII subiu ao trono. Sob ele, Wolsey serviu como arcebispo de York e finalmente cardeal, tornando-se provavelmente o membro mais influente de todos os membros do Conselho Privado de um rei antes ou desde aquela época. Rapidamente ele era a figura controladora em todos os assuntos de estado e em todos os movimentos políticos feitos por seu monarca. Ele amava a exibição e a riqueza. Ele viveu em esplendor real e se deleitou em seu poder.

Então Anne Boleyn entrou em cena. O jovem rei Henrique estava determinado a mover o céu; terra; sua esposa, Catherine; e a Igreja Católica Romana para tê-la, mas os obstáculos eram quase intransponíveis. Henry disse a Wolsey para superá-los. Wolsey não conseguiu, porque ele não podia, e o fracasso provou ser fatal.

Apesar de uma ascensão tão notável e praticamente sem precedentes ao poder político, a queda de Wolsey foi súbita e completa. Incapaz de obter a aprovação de Roma para um divórcio, Wolsey foi despojado pelo rei Henrique de todos os escritórios e todos os seus bens, foi acusado de traição e foi condenado a comparecer em Londres para um julgamento que provavelmente teria levado a uma ordem de execução. Em grande angústia, ele partiu para a capital para enfrentar seu monarca. No caminho, ele adoeceu e morreu.

Com a ajuda de William Shakespeare, que lhe envia parabéns e pediu para ser lembrado, convido-o a pensar no lamento de "despedida" do Cardeal Wolsey. Para os formandos da BYU hoje, ele diz:

Despedida! um longo adeus a toda a minha grandeza!
Este é o estado do homem: hoje ele expõe as
ternas folhas das esperanças; amanhã floresce,
e carrega suas honras coradas sobre ele;
O terceiro dia vem uma geada, uma geada assassina,
E. . . corta sua raiz
E então ele cai, como eu faço. . . .
. . . Meu orgulho voou longe
Finalmente rompeu comigo e agora me deixou,
cansado e velho com o serviço. . . .

. . . Eu te ordeno, lancei a ambição:
Por aquele pecado caiu os anjos; como pode o homem, então,
a imagem de seu Criador, esperar vencer por ele?
Ame a si mesmo por último: acalente aqueles corações que te odeiam;
Corrupção ganha não mais que honestidade. . . .

Se eu tivesse servido meu Deus com metade do zelo que
eu servia ao meu rei, ele não
me deixaria nu aos meus inimigos. 2

Que final trágico para um começo tão talentoso! Que despedida patética de uma vida tão promissora! E onde isso deu errado? Errou quando a ambição pública de Wolsey tornou-se mais importante do que sua integridade pessoal, quando cortar os cantos morais era mais vantajoso do que manter a retidão moral, quando o poder político e a riqueza imprópria criavam mais e mais a mesma coisa até que uma vida honesta e um comportamento responsável não saciassem essa sede e foram descartados ao longo do caminho, para nunca mais ser recuperado.

Se ele pudesse, eu me pergunto se o cardeal Wolsey poderia levantar sua voz da sepultura hoje, quase cinco séculos depois de sua precipitada queda, para citar uma simples escritura que ele provavelmente leu mais de uma vez em seus deveres clericais: “O que é um homem? [ou uma mulher] lucra, se ele ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma? ou o que um homem dará em troca de sua alma? ” 3

Você deixa a BYU para entrar em um mundo político, social e econômico que seus pais nunca conheceram e seus avós nunca poderiam ter sonhado. Talvez isso seja verdade para cada geração que sucede na história, mas na minha velhice, eu, por exemplo, não poderia ter imaginado como um estudante da BYU há mais de meio século o mundo que você agora vai experimentar. Muito desse mundo é incrivelmente belo e gratificante.

Você percebe que, quando eu era um estudante da BYU, meus colegas tiveram que esperar por uma oportunidade às 3:00 da manhã para usar por alguns minutos o computador da universidade para fazer projetos que você pode agora fazer em seu notebook? (Eu ia dizer no seu celular.) Quase nada parece impossível agora no mundo da ciência, tecnologia e biomedicina, incluindo coisas como engenharia genética, inteligência artificial e cirurgia fetal. E agora você tem carros que dirigem a si mesmos e pequenos cartuchos que tocam sua música favorita, respondem a seus problemas de matemática, dizem que horas são no Uzbequistão e preparam sua torrada - tudo antes de você sair da cama!

Mas nem tudo é tão bonito em todos os lugares para todos. Em tantas nações do mundo, incluindo partes da nossa, pode ser um tempo profetizado pelo meu poeta irlandês favorito, que advertiu:

O falcão não pode ouvir o falcoeiro;

. . . o centro não pode aguentar; . . .

. . . em toda parte

A cerimônia da inocência é afogada;

Os melhores não têm convicção, enquanto os piores

São cheios de intensidade apaixonada. 4

Eu não concordo que “os melhores não têm convicção” porque você, sentado diante de mim, vestido e encapuzado, e uma multidão de pessoas boas em toda a terra, como você prova o contrário. Eu acredito que você seja o muito melhor, e estou contando com você para ser consumido com convicção.

Mas, infelizmente, temo que em muitos casos “os piores [de nossos dias] sejam cheios de intensidade apaixonada”. Nenhuma criança deveria ter que ir à escola com medo de não viver para ver seus pais naquela noite. Nenhum cidadão deveria ter que conviver com um sistema - escolher uma nação, qualquer nação ou colocar um alfinete em um mapa do mundo quase ao acaso - onde a corrupção é desenfreada, onde o caos é a ordem do dia e onde o caráter estadista é elevado ( para não falar de elegante) e o discurso e comportamento pessoal digno são conceitos aparentemente estranhos. Nenhum jovem da sua idade - ou de qualquer idade - deve enfrentar condições em muitos lugares onde a pobreza e abuso (incluindo abuso sexual), desnutrição e doenças, e tráfico humano e terror ainda são a regra e não a exceção para muitas pessoas, incluindo muitas crianças.

Bem, eu não quero insistir em nada negativo hoje, e você pode dizer que sempre foi assim no tempo, e talvez tenha sido. Mas não precisa ser! Então vá lá e acenda uma vela. Seja um raio de luz. Seja o seu melhor eu e deixe seu personagem brilhar. Cuide do evangelho de Jesus Cristo e viva-o. O mundo precisa de você e, certamente, seu Pai Celestial precisa de você para que seus propósitos abençoados de Seus filhos prevaleçam. Você entrou para aprender. Agora vá em frente para servir e fortalecer. Se corrigir todos os males do mundo parece uma tarefa assustadora, que assim seja. Vá lá fora e seja destemido. Se não podemos oonfiar em você para mudar o mundo, diga-me a quem devemos procurar.

JOHN DONNE - A ESCURIDÃO SEMPRE SE TRANSFORMA EM LUZ
Aqui está a razão pela qual você pode ter sucesso - meu segundo e único outro lembrete para você hoje. Dou-lhe encorajamento de outro inglês, o talentoso filho de um ferreiro, um jovem brilhante que estudou Direito, viajou pelo mundo e voltou para casa para encontrar seu verdadeiro chamado na poesia e no púlpito.

John Donne foi indiscutivelmente o maior de todos os poetas metafísicos, mas foi, também, aquele que alcançou o ápice do sucesso ministerial, tornando-se o decano da Catedral de São Paulo e pregando regularmente diante de Carlos I e da família real. Os melhores de seus sermões são inigualáveis ​​na história da Igreja inglesa. Quase totalmente negligenciado por mais de 300 anos antes de ser descoberto, por assim dizer, há um século, John Donne retorna de seu túmulo para dar aos graduados da BYU uma palavra final de confiança enquanto você pisa no caminho que conduz firmemente ao seu futuro.

Eu acabei de dizer que o mundo em que você está agora tem desafios e dificuldades. Nos próximos dias e anos, você poderá sofrer algum desânimo e decepção. Ocasionalmente, você pode sentir um desespero genuíno, seja para si mesmo ou para seus filhos ou para o sofrimento e as condições dos outros. Você pode até mesmo cometer um erro pessoal ou dois - erros sérios, talvez, embora eu espero que não - e você pode se preocupar que qualquer chance de ser feliz e seguro na vida tenha escapado de você para sempre.

Quando esses tempos chegarem, peço-lhe que se lembre disto: esta é a Igreja dos finais felizes. Os problemas nunca precisam ser permanentes nem fatais. A escuridão sempre cede à luz. O sol sempre se levanta. Fé, esperança e caridade sempre triunfarão no final. Além disso, eles vão triunfar ao longo do caminho.

Nosso pregador inglês disse isso:

Pedimos nosso pão de cada dia, e Deus nunca diz que você deveria ter vindo ontem, ele nunca diz [eu acabei], você deve vir novamente amanhã, mas hoje se você ouvir a sua voz, hoje ele vai te ouvir. . . . Deus . . . trouxe luz da escuridão, não de uma luz menor; ele pode trazer o teu verão fora do inverno, ainda que não tenha esperança de primavera; embora nos caminhos da fortuna, ou [mal] compreensão, ou consciência, tu foste ignorado até agora, vencido e congelado, nublado e eclipsado, úmido e entorpecido, sufocado e estupefacto até agora ,. .  . Deus [ainda]vem a ti, não como no romper do dia, não como no broto da primavera, mas como o sol ao [completa] meio-dia, a [banir] todas as sombras, como os molhos em colheita, para preencher todas as penúrias, todas as ocasiões convidam a sua misericórdia e todas as vezes são as suas estações. 5

Com tudo o que você aprendeu aqui, deixe esta grande escola - que amo de todo o coração - seguro na promessa do amor infalível de Deus por você e das bênçãos redentoras que fluem para sempre do evangelho de Jesus Cristo. Você sem dúvida terá dias, para citar o Sr. Donne, quando você pode se sentir escuro, frio, "nublado" ou "eclipsado". Mas se você deseja a misericórdia de Deus, prometo que a ajuda virá até você, "não como no amanhecer do dia, não como no broto da primavera, mas como o sol ao meio-dia [banindo todas as sombras]. ”Todas as ocasiões convidam a misericórdia divina, e no céu é sempre tempo de colheita. Esteja seguro, hoje e sempre, na vitória do reino de Deus sobre os problemas e os males da mortalidade. Estou mais certo dessa vitória do que de qualquer outra coisa que já aprendi - na faculdade ou fora dela.

Parabéns pela sua conquista muito significativa. Como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, eu abençoo vocês hoje com abundantes promessas e profunda paz, independentemente dos desafios que vocês possam enfrentar agora ou daqueles que ainda possam vir. Eu te abençoo para cultivar vidas de serviço e força espiritual, vidas de caráter e integridade e fidelidade moral, e vidas que lhe trarão confiança quando você estiver na presença de Deus, nosso Pai Eterno, como todos nós certamente faremos em outro tipo de dia da formatura ainda à frente. Até lá, que o sol esteja sempre ao seu lado, banindo todas as sombras que possam arruinar sua felicidade. Expresso nosso orgulho em você e desejo que você tenha uma boa viagem pela empolgante jornada que agora empreende, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Jeffrey R. Holland , membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, proferiu este discurso de formatura em 26 de abril de 2018.

NOTAS:

1. Joseph Smith - História 1:71 , nota de rodapé .

2. William Shakespeare, o rei Henrique, o oitavo, ato 3, cena 2, linhas 351-63, 440-44, 455-57.

3. Mateus 16:26 .

4. William Butler Yeats, "A Segunda Vinda" (1921), estrofe 1.

5. John Donne, “Sermão II. Pregado na noite do dia de Natal de 1624 ”, em As obras de John Donne: Com uma memória de sua vida, ed. Henry Alford (Londres: John W. Parker, 1839), 1:25; ênfase no original.

Esse discurso foi traduzido por Vinícius Martin de Carvalho
Essa não é uma tradução oficial da BYU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister