"Para que Eles Possam Ter Alegria"



DAVID A. BEDNAR,
do Quórum dos Doze Apóstolos, 4 de dezembro de 2018 • Devocional

Meus amados irmãos e irmãs, há um espírito compreensivelmente subjugado no campus da Universidade Brigham Young hoje. Eu pensei em você e no estudante envolvido no incidente ontem sem cessar desde que soube deste episódio.

Esta manhã eu me levantei muito cedo, e gostaria de compartilhar brevemente alguns pensamentos que podem ser de alguma ajuda para todos nós. Eu convido você a considerar e conectar quatro coisas.

Primeiro, considere os títulos usados ​​para descrever o Senhor Jesus Cristo por Isaías: “Maravilhoso, Conselheiro [note a palavra conselheiro ], O Deus Forte, O Pai Eterno, O Príncipe da Paz.” 1

Conecte esse título de Conselheiro a esse versículo de Alma: “Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele te orientará para o bem”. 2

Conecte esses versículos a esta letra do hino “Onde Encontrar a Paz?” Da irmã Emma Lou Thayne:


1. Onde encontrar a paz e o consolo
Quando o mundo estiver contra mim?
Se n’alma carregar dor, desconsolo
Onde encontrarei a paz sem fim?
2. Se me aflige a dor, se perco alento,
Anseio por saber a quem correrei.
Quem pode aliviar o meu tormento?
Em Cristo paz real, certo, terei.
3. Ele é meu Salvador e meu amigo,
Responde minha oração, dá-me paz.
Sempre que eu lhe pedir, virá comigo,
Para vencer o mal, forte me faz.


Por último, conecte essa letra à descrição de Alma do Salvador:

E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de todo tipo; e isto para que se cumprisse a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades do seu povo.

E ele tomará sobre ele a morte, para que ele solte as ligaduras da morte que prendem seu povo; e tomará sobre si as suas fraquezas, para que as suas entranhas se encham de misericórdia, segundo a carne, a fim de que ele saiba segundo a carne como socorrer o seu povo segundo as suas enfermidades. 4

Com toda a energia da minha alma, presto testemunho de que o Senhor Jesus Cristo vive. Estas não são palavras em uma página de um livro. Estas são verdades espirituais reais e literais. E como Seu servo e em Seu nome, eu prometo que você receberá o aconselhamento que você precisa do Conselheiro, do Deus Poderoso, o Príncipe da Paz.

Susan e eu estamos gratos por estarmos aqui com vocês. Nós amamos vocês e amamos a Universidade Brigham Young.

Desejo e oro pela assistência do Espírito Santo para vocês e para mim, enquanto nos concentramos agora juntos em coisas de valor eterno durante este devocional.

APRENDENDO COM OS SERVOS DO SENHOR NA BYU
Um importante momento de aprendizado para mim começou neste campus em 1970. Eu frequentei a Escola Secundária San Leandro na área de East Bay da Califórnia de 1967 a 1970. Foi uma época turbulenta com protestos contra a Guerra do Vietnã, assassinatos políticos e convulsões sociais. O distrito de Haight-Ashbury, em São Francisco, e a Telegraph Avenue, perto do campus da Universidade da Califórnia, em Berkeley, eram dois importantes epicentros das dramáticas revoluções da droga, da música, da sexualidade e da cultura. Apenas alguns santos dos últimos dias frequentaram minha escola secundária e minha ala tinha um grupo muito pequeno de jovens.

Eu me mudei para Helaman Halls em agosto de 1970 e rapidamente me familiarizei com muitos jovens e jovens adultos, diversificados e fiéis. Aquele semestre de outono foi um período de mudança de vida para mim por causa de reuniões sacramentais espiritualmente poderosas em minha ala estudantil, estimulando classes acadêmicas e professores de apoio, e uma forte irmandade que se desenvolveu com meus amigos do dormitório enquanto praticávamos esportes intramurais, conversávamos até tarde a noite, e perpetrou brincadeiras de calouro típicas mas inofensivas e divertidas.

Minha experiência na BYU foi “espiritualmente fortalecedora”, “intelectualmente engrandecedora” e preparou-me para o “aprendizado e serviço ao longo da vida” .5 E o mais importante de tudo é que conheci Susan Robinson neste campus depois que voltei para casa de minha missão em 1973. Ela tem sido o amor da minha vida por quase quarenta e quatro anos.

Quando comecei a pensar e me preparar para essa oportunidade de falar com você, refleti sobre as experiências devocionais que tive como aluno da BYU. Eu sou tão velho que me lembro de assistir devocionais como um calouro na Smith Fieldhouse antes do Marriott Center ser construído. E tenho lembranças maravilhosas de estar no Marriott Center como aluno ouvindo e aprendendo com os presidentes Harold B. Lee e Spencer W. Kimball; Os élderes Ezra Taft Benson, Boyd K. Packer, Thomas S. Monson, Bruce R. McConkie e Neal A. Maxwell; e muitos outros líderes inspirados e inspiradores. Seus ensinamentos e testemunhos influenciaram todos os aspectos da minha vida, e a Smith Fieldhouse e o Marriott Center tornaram-se duas das minhas salas de aula mais importantes enquanto eu frequentava a BYU.

O próximo passo na minha preparação para falar com vocês esta manhã foi estudar as mensagens devocionais e de formatura apresentadas neste campus em 2018 por quatro dos meus irmãos do Quórum dos Doze Apóstolos.

Em março, o Élder Ronald A. Rasband enfatizou a importância da integridade pessoal. De particular importância foi seu convite instrutivo a cada um de nós para avaliar como entendemos e exercemos o princípio da integridade em nossas vidas individuais. O Élder Rasband perguntou:

Quando você deixar este cenário sagrado da escola, pelo que você será conhecido? A hora de decidir seu epitáfio não está no fim de sua carreira, mas no começo. Agora mesmo. Você será moral, ético e honesto ? 6

O Élder Neil L. Andersen, em abril, descreveu e discutiu “uma abordagem mais sagrada para ministrar”. Ele destacou:

Há um dom singular e superno de ministrar que pode vir de alguém que ama a Deus com todo o seu coração; que está estabelecido, firme, e imutável em sua fé em Jesus Cristo e no evangelho restaurado; e quem guarda os mandamentos com exatidão. 7

O Élder Andersen também identificou muitas situações potenciais que exigiriam uma ministração corajosa de maneira mais sagrada.

O Élder Jeffrey R. Holland conversou com os alunos de graduação e suas famílias na cerimônia de início de abril. Como membro dos Doze e ex-presidente da BYU, ele lembrou os formandos de duas verdades vitais. Primeiro, cada um de nós deve refrear nossa ambição pessoal e concentrar nossos talentos e energia em realizar a vontade de Deus. Como só o Élder Holland poderia declarar:

Vá lá e acenda uma vela. Seja um raio de luz. Seja o seu melhor eu e deixe seu personagem brilhar. Cuide do evangelho de Jesus Cristo e viva-o. O mundo precisa de você e, certamente, seu Pai Celestial precisa de você para que seus propósitos abençoados de Seus filhos prevaleçam. Você entrou para aprender. Agora vá em frente para servir e fortalecer. Se corrigir todos os males do mundo parece uma tarefa assustadora, que assim seja. Vá lá fora e seja destemido. Se não podemos olhar para você para mudar o mundo, diga-me a quem devemos procurar. 8

Em segundo lugar, o Élder Holland admoestou-nos a estar “seguros na promessa do amor infalível de Deus por [nós] e das bênçãos redentoras que fluem para sempre do evangelho de Jesus Cristo”. 9

E em outubro, o Élder Gerrit W. Gong nos encorajou a recordar o futuro como “uma lembrança das coisas vindouras”. 10 Ele pediu que fôssemos com ele até o ano de 2040 e recordássemos com gratidão quatro coisas que aprendemos. como estudantes em 2018:

Que aprendamos a aprender pelo Espírito; podemos escolher e decidir com o tempo como melhor se preparar para a eternidade; que possamos oferecer experiência global e treinamento para contribuir com todas as nações, tribos e línguas; e podemos procurar e nos alegrar no fortalecimento espiritual. 11

O Élder Gong nos aconselhou a nos prepararmos agora para um futuro que estará aqui amanhã.

Que extraordinário currículo espiritual foi apresentado em 2018 por esses quatro servos do Senhor. Muitos outros oradores devocionais inspirados também compartilharam experiências e insights que fortalecem a fé em nosso Pai Celestial e em Seu plano eterno e em Jesus Cristo e em Sua Expiação infinita. Devocionais constituem uma classe importante na BYU que ninguém deveria perder.

Oro para que você aproveite ao máximo as oportunidades notáveis ​​que você tem como aluno ou funcionário da BYU para aprender com os líderes inspirados da Igreja restaurada de Jesus Cristo. Você provavelmente nunca mais em sua vida desfrutará da frequência de ensinamentos pessoais e da proximidade com os homens e mulheres que o Senhor chamou para dirigir os assuntos de Sua Igreja. Por favor, não se torne casual ou apático sobre ou ingrato para as bênçãos únicas disponíveis para você neste campus.

Eu conheço bem os Élderes Holand, Andersen, Rasband e Gong. Eu estava com eles há noventa minutos em uma reunião do Quórum dos Doze. Em uma base quase diária, sou abençoada por orar com eles, estudar com eles, aconselhar-me com eles e aprender com eles. Eu testemunho que eles são profetas, videntes e reveladores. Eu, pessoalmente, aprecio cada chance que tenho de ouvir meus irmãos ensinarem a doutrina de Cristo e sentirem o poder de seu testemunho apostólico de nosso Salvador vivo. Você foi e continuará a ser abençoado por toda a sua vida pelos ensinamentos dos servos do Senhor.

Nosso Redentor declarou:

O que eu o Senhor disse, está dito, e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo. 12

ALEGRIA DURADOURA
Recentemente, estive em uma reunião de testemunhos espiritualmente poderosa e ouvi atentamente quando uma irmã devotada declarou: “Tenho grande alegria por causa do plano de salvação do Pai”. Imediatamente óbvio para mim foi o fato de que essa mulher não estava simplesmente falando palavras familiares. A luz que brilhava em seus olhos, o tom espiritualmente digno de sua voz, seu semblante brilhante e pacífico - tudo nela afirmava a veracidade do que ela dizia. Ela estava cheia de alegria. Ela irradiava alegria. De fato, ela estava se tornando mais semelhante ao Salvador e recebendo Sua imagem em seu semblante, 13 uma parte da qual estava se tornando alegre.

Sua expressão de fé me fez lembrar as letras de vários hinos familiares:

Com fé, nós seguramos a barra de ferro
E encontramos nisto nossa alegria. 14

Vinde, ó santos, sem medo ou temor;
Mas alegres andai,
Rude é o caminho ao triste viajor,
Mas com fé caminhai.
É bem melhor encorajar
E o sofrimento amenizar;
Podeis agora em paz cantar:
Tudo bem! Tudo bem! 15

Clamemos, hoje, com fervor:
“Eu sei que vive meu Senhor! 16

E nesta temporada de Natal, cantaremos:

Mundo feliz, nasceu Jesus.
Nasceu trazendo a luz!
Trazendo a salvação,
Trazendo a redenção,
Louvemos ao Senhor,
Louvemos ao Senhor!
Louvemos, louvemos ao Senhor! 18

Desde que se tornou presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Presidente Russell M. Nelson frequentemente fez um convite aos povos do mundo que inclui a promessa de alegria:

Nossa mensagem ao mundo é simples e sincera: convidamos todos os filhos de Deus dos dois lados do véu a virem a seu Salvador, receber as bênçãos do templo sagrado, ter alegria duradoura e se qualificarem para a vida eterna. 19

O que exatamente é essa alegria sobre a qual cantamos e ensinamos e que temos a obrigação de oferecer a toda a humanidade? E como é obtida? Vamos agora considerar juntos respostas para estas duas questões importantes.

O que é alegria?
A definição do dicionário comum de alegria é “uma sensação de grande prazer ou felicidade.” 20 Em comparação, o Guia para as Escrituras descreve alegria como “uma condição de grande felicidade [que são os resultados] de uma vida justa.” 21 Curiosamente, a nossa perspectiva do evangelho nos ajuda a entender que a alegria é mais do que um sentimento ou emoção passageira; antes, é um dom espiritual e um estado de ser e tornar-se. Por essa razão, descrevi a irmã que prestou seu testemunho cheia de alegria e irradiando alegria.

Como pai sábio e amoroso, Leí ensinou a seu filho Jacó que o propósito da vida mortal é que todas as pessoas tenham alegria:

Mas eis que todas as coisas foram feitas na sabedoria daquele que conhece todas as coisas.

Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem, para que tenham alegria. 22

Adão e Eva resumiram as lições vitais que aprenderam do Pai Eterno e de sua própria experiência. Adão declarou:

Bendito seja o nome de Deus, porque por causa da minha transgressão meus olhos se abrem e nesta vida terei alegria, e novamente na carne verei a Deus. 23

E Eva disse:

Se não fosse por nossa transgressão, nunca teríamos descendência, e nunca teríamos conhecido o bem e o mal, e a alegria de nossa redenção e a vida eterna que Deus dá a todos os obedientes. 24

O plano de felicidade do Pai permite que Seus filhos obtenham um corpo físico e adquiram experiência mortal, escolham a retidão na presença do mal e da tentação e ajudem o Pai Celestial com Seu grande plano por meio do casamento e paternidade honrosos. 25 Por fim, no momento de nossa ressurreição, “o espírito e o corpo [devem] estar unidos para nunca mais serem divididos, para que possam receber a plenitude da alegria. ” 26

Como a alegria é obtida?
Acredito que o contraste entre a alegria justa e a diversão mundana é instrutivo e nos ajuda a entender melhor a natureza da verdadeira alegria. A alegria vem do exercício da fé no Senhor Jesus Cristo, recebendo dignamente e honrando fielmente as ordenanças e os convênios sagrados, e se esforçando para tornar-se profundamente convertido ao Salvador e a Seus propósitos. Diversão é o resultado de acões ou falas engracadas, surpreendentes e brevemente prazerosas. 27 Um dia nos passeios da Disneylândia é divertido. Preparar-se dignamente e participar da ordenança do sacramento é alegre.

A alegria é principalmente espiritual; diversão principalmente é temporal. A alegria é principalmente duradoura; a diversão é principalmente temporária. A alegria é principalmente profunda e rica; diversão principalmente é superficial. A alegria é principalmente integral e completa; diversão principalmente é parcial. Alegria refere-se principalmente à mortalidade e eternidade; diversão diz respeito apenas à mortalidade.

Quão importante é nunca confundirmos ou negociarmos a alegria profunda e duradoura do discipulado dedicado à diversão superficial e temporária.

O Redentor é a última e única fonte de alegria eterna e duradoura. O profeta Jacó testificou:

Mas eis que os justos, os santos do Santo de Israel, os que acreditaram no Santo de Israel, os que têm suportado as cruzes do mundo e desprezaram a vergonha dela, herdarão o reino de Israel. Deus, que foi preparado para eles desde a fundação do mundo, e sua alegria será completa para sempre. 28

Por causa do plano do Pai Celestial e da Expiação do Salvador, o arrependimento sincero nos convida a confiar e depender de Jesus Cristo, a verdadeira fonte de alegria. Por favor, considere cuidadosamente a resposta do povo do rei Benjamim aos seus ensinamentos sobre a Expiação do Salvador:

E então aconteceu que após ter dito as palavras que lhe haviam sido transmitidas pelo anjo do Senhor, o rei Benjamim olhou para a multidão ao redor e eis que haviam caído por terra, porque o temor do Senhor se havia apoderado deles.
E haviam visto a si mesmos em seu estado carnal, menos ainda que o pó da Terra. E todos clamaram a uma só voz, dizendo: Oh! Tende misericórdia e aplicai o sangue expiatório de Cristo, para que recebamos o perdão de nossos pecados e nosso coração seja purificado; porque cremos em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que criou o céu e a Terra e todas as coisas; que descerá entre os filhos dos homens.
E aconteceu que depois de haverem pronunciado essas palavras, o Espírito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de alegria, havendo recebido a remissão de seus pecados e tendo paz de consciência, por causa da profunda fé que tinham em Jesus Cristo que haveria de vir, de acordo com as palavras que o rei Benjamim lhes dissera.
Por causa do plano do Pai Celestial e da Expiação do Salvador, a obediência nos convida a seguir a Jesus Cristo, a verdadeira fonte de alegria. O Salvador declarou aos seus discípulos:

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa. 30

E ninguém recebe a plenitude a menos que cumpra os seus mandamentos.

Aquele que guarda os seus mandamentos recebe verdade e luz, até que seja glorificado em verdade e saiba todas as coisas. 31

Por causa do plano do Pai Celestial e da Expiação do Salvador, o serviço nos convida a imitar o caráter de Jesus Cristo, a verdadeira fonte de alegria. Li recentemente uma declaração do Presidente Kevin J Worthen sobre a alegria profunda. Ele disse: “Eu vim para acreditar que uma medida de nosso progresso eterno é quanta alegria vem de nosso serviço.” 32

Alma, o filho, contou a seu filho Helamã:

Sim, e desde aquela ocasião até agora tenho trabalhado sem cessar para conseguir trazer almas ao arrependimento; para fazer com que elas experimentem a intensa alegria que eu experimentei; para que também nasçam de Deus e encham-se do Espírito Santo. 33

Lembre-se da alegria de Amon ao relatar sua obra missionária entre os lamanitas:

Eis que a minha alegria está cheia, sim, o meu coração está cheio de alegria e eu me regozijarei no meu Deus. . . .

Eis quantos milhares de nossos irmãos ele soltou das dores do inferno; e eles são levados a cantar amor redentor, e isso por causa do poder de sua palavra que está em nós, portanto, não temos grandes razões para nos alegrarmos? . . .

. . . Agora esta é minha alegria e minha grande gratidão; sim, e darei graças ao meu Deus para sempre. 34

Por causa do plano do Pai Celestial e da Expiação do Salvador, desafios e aflições nos convidam a elevar nossos olhos 35 para Jesus Cristo, a verdadeira fonte de alegria. A preciosa perspectiva proporcionada pelo evangelho restaurado nos permite aprender lições que nos preparam para a eternidade através das adversidades da mortalidade. Nossos sofrimentos e infortúnios podem ser “engolidos pela alegria de Cristo” 36 e consagrados para nosso ganho, 37 “para que a tua atuação seja para o bem da tua alma”. 38 Assim a alegria perdura nos tempos e através das experiências que são boas e ruim por causa de nosso conhecimento do plano do Pai e da Expiação do Salvador.

A fé no Senhor Jesus Cristo, o arrependimento, a obediência, o serviço e a perspectiva do evangelho sobre as provações que encontramos na mortalidade nos convidam a chegar à fonte da alegria duradoura - Jesus Cristo. Muitas verdades adicionais do evangelho podem ser discutidas, mas não temos tempo hoje. Convido-os a identificar, estudar e refletir em espírito de oração sobre princípios adicionais que nos permitam receber esse importante dom espiritual de alegria.

TESTEMUNHO E PROMESSA
Alegria duradoura não é uma bênção reservada para alguns poucos. Em vez disso, todo membro da Igreja restaurada do Senhor que está se esforçando para lembrar e honrar os convênios sagrados e guardar os mandamentos pode receber esse presente, de acordo com a vontade e o tempo de Deus. Neste Natal, cada um de nós pode se esforçar para apreciar mais plenamente o dom celestial da alegria.

Nós normalmente não cantamos um hino de encerramento em um devocional, mas hoje nós vamos. Convido você a cantar “Mundo feliz, nasceu Jesus” com sua voz e seu coração. Ao fazê-lo, vocês podem começar a ver com novos olhos e ouvir com novos ouvidos como “Santos e anjos cantam”, enquanto “repetimos a alegria sonante” e como “adoramos a Deus”. 39

Declaro meu testemunho seguro da realidade viva e divindade do Senhor Jesus Cristo. Eu faço isso com alegria e no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister