Sabendo Quem Você É


KEVIN J. WORTHEN
8 de Janeiro de 2019 - Devocional

É maravilhoso estar aqui com vocês hoje, saber que chegaram com segurança de suas viagens e ver em vocês a brilhante esperança de antecipação que acompanha um novo ano e um novo semestre
Nós Temos um Sublime,Ou Divino, Destino.
Deixe-me começar com uma história que pode parecer muito familiar para alguns de vocês. O aeroporto estava lotado há horas. As condições de viagem de férias geralmente lotadas foram exacerbadas por atrasos relacionados com o clima e cancelamentos em outros aeroportos. Centenas de viajantes frustrados estavam correndo de um portão para outro enquanto procuravam caminhos alternativos para chegar a seus destinos.
Em um portão, a fila para falar com o agente se estendia por mais de cinquenta metros. Um dos passageiros da fila era um homem bem vestido e obviamente impaciente. Enquanto olhava para o relógio com frequência cada vez maior e batia com o pé a uma velocidade cada vez maior, era óbvio para todos à sua volta que ele não era uma pessoa acostumada a esperar.
Finalmente o homem não aguentou mais. Ele saiu do seu lugar na fila e foi até o portão. Batendo a mão na mesa, ele gritou: "Você sabe quem eu sou?"
Um silêncio constrangedor instantaneamente tomou conta da área. O agente na recepção calmamente pegou seu telefone e, em uma voz firme, disse: "Podemos precisar de um pouco de ajuda adicional no Portão 19. Há um homem aqui embaixo que não sabe quem ele é."
Minha pergunta para você hoje é: você sabe quem você é? Esta questão pode ser mais complicada do que parece à primeira vista. Se alguém lhe perguntasse agora mesmo quem você é, alguns de vocês poderiam responder se identificando como um estudante da BYU - uma identidade que vale a pena. Outros podem ser mais específicos e identificar-se por seu curso ou seus anos na escola. Alguns responderiam com base em sua casa ou local de origem. Aqueles de vocês do Texas sabem o que quero dizer. Alguns podem identificar-se por uma atividade extracurricular em que se envolvem, um esporte que desempenham ou um talento que possuem. Alguns podem escolher se identificar pelo chamado da igreja, por um cargo que ocupam ou por relacionamentos com outros, como esposa, marido, pai ou mãe.
Cada uma dessas respostas seria verdadeira, no sentido de que elas descrevem com precisão uma parte de quem você é. E, até certo ponto, elas podem ser a resposta mais apropriada devido ao contexto em que a pergunta é feita. Nossa resposta para a pergunta Quem é você? provavelmente variará de tempos em tempos e de lugar em lugar. E, às vezes, essas respostas, abstratamente, se contradizem. Assim, saber quem realmente somos pode ser um pouco complicado.
Mas e se você tivesse que se identificar completamente em uma única frase? Você conseguiria, em uma frase, descrever a si mesmo de uma maneira que seria precisa em qualquer circunstância ou fase da vida em que você pudesse se encontrar? Não seria que você é um calouro, pois isso vai mudar. Ou que você é um estudante da BYU, pois isso também mudará - mesmo que haja momentos em que a graduação pareça distante uma eternidadeTal afirmação de quem você realmente é precisaria descrever seu ser totalmente definido de uma forma que não depende de tempo ou circunstâncias temporárias. Esse tipo de resposta para a questão de quem você é é um pouco mais desafiador para fornecer.
Felizmente, profetas, videntes e reveladores forneceram um exemplo dessa resposta em “A Família: Proclamação ao Mundo”.
A proclamação da família declara claramente que “Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos.”. 1A maioria de nós está familiarizada com essa afirmação, como nós recitamos e cantamos partes dela desde nossos dias na Primária. 2 No entanto, gostaria de saber se a familiaridade causou-nos a ignorar a profundidade, a amplitude e o poder das verdades que esta afirmação de identidade contém.
Note, por exemplo, que a descrição é universal. Aplica-se a todos nesta audiência, todos neste campus, todas as pessoas que vivem nesta terra e todos os que viveram ou viverão nesta terra e em mundos sem número. 3 “ Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais... (com) natureza e destino divinos.”.
Note também que a descrição transcende o tempo, referindo-se ao nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Descreve nosso começo. Como o Presidente Marion G. Romney observou uma vez:
Na origem, [homens e mulheres são] filhos [e filhas] de Deus. Os espíritos dos homens [e mulheres] “são filhos e filhas gerados para Deus” (D & C 76:24). Através desse processo de nascimento, a inteligência auto-existente foi organizada em seres espirituais individuais. 4
A proclamação da família, em seguida, passa a descrever uma característica fundamental do nosso estado atual: nossa natureza divina. Dentro de cada um de nós, independentemente de nossas circunstâncias únicas, desafios e até mesmo erros que cometemos, há atualmente uma essência do divino. Faz parte da nossa natureza - uma parte de quem somos que não muda. Nossa média de notas pode cair abaixo de 3,0 ou 2,0 ou até 1,0, podemos não ter tido um encontrado há meses ou anos, podemos nos considerar não amáveis, podemos ter acabado de perder a paciência com alguém que amamos, podemos ter sido feridos por outra pessoa, mas ainda temos uma natureza divina. Faz parte de quem somos agora.
A declaração também descreve o que pode ser o nosso futuro, nosso destino divino - nossa capacidade através do exercício de nossa ação tornada possível por Cristo através de Seu sacrifício expiatório - tornar-se como nossos pais celestiais.
Finalmente, note que em cada um desses três períodos de tempo - passado, presente e futuro - o ponto de referência comum é Deus. Porque Ele gerou nossos espíritos no passado, atualmente participamos de Sua natureza divina, e podemos nos tornar como Ele. Se quisermos saber quem somos, devemos primeiro entender quem é Deus. Como Joseph Smith explicou: “Se os homens não compreendem o caráter de Deus, eles não se compreendem”. 5
Entender que somos filhos de Pais Celestiais - compartilhando Sua natureza divina e possuindo o potencial de ser como Eles - pode trazer grande poder para nossas vidas. O profeta Moisés aprendeu esse ponto importante no início de seu ministério.
Na revelação registrada em Moisés 1, “Moisés foi arrebatado a uma montanha sumamente alta;” 6para visitar Deus. Deus primeiro se apresentou a Moisés, informando a Moisés alguns de seus atributos. 7 Depois de ter estabelecido quem Ele é, Deus informou Moisés sobre Moisés no versículo 4: “Eis que tu és meu filho”.
No versículo 6, Deus enfatizou essa relação novamente, dizendo a Moisés: “E tenho uma obra para ti. , meu filho. ”No versículo 7, Deus se referiu a seu parentesco mais uma vez:“Eis que te mostro isto,. . , meu filho."
Claramente, Deus queria que Moisés entendesse desde o início não só quem Ele - Deus - era, mas também o relacionamento de Moisés com Ele. E a razão pela qual Deus queria que Moisés tivesse essa informação crítica rapidamente se torna aparente à medida que a história se desenrola. Tão logo Deus deixou Moisés para si mesmo, Satanás apareceu para tentar Moisés - como sempre faz quando coisas importantes estão prestes a acontecer em nossas vidas. A resposta de Moisés à tentação é reveladora. “Quem és tu?” Moisés perguntou a Satanás. “Pois eis que sou um filho de Deus”. 8
A compreensão de Moisés de seu relacionamento direto com Deus deu-lhe o poder de resistir à tentação de Satanás e, finalmente, ao poder de banir Satanás de sua vida. Da mesma forma, pode nos dar o poder de lidar com os inevitáveis ​​altos e baixos da vida universitária e as outras vicissitudes que fazem parte de nossa existência mortal.
Quando perguntado, “Como podemos ajudar aqueles que lutam com 
Existe um grande poder em entender quem realmente somos.
Há duas palavras específicas na declaração de identidade da proclamação da família que podem ser facilmente negligenciadas, mas que contêm verdades profundas que, mais cedo ou mais tarde, todos nós precisamos entender mais completamente.
A primeira palavra é amados. Nós não somos apenas filhos e filhas de pais celestiais; somos amados filhos e filhas. Porque somos literalmente Sua descendência, Sua criação suprema, Deus nos ama mais profundamente do que podemos compreender. Seu único propósito, Sua suprema alegria, Sua obra e Sua glória vêm de nos ver bem sucedidos. 10 Como C. S. Lewis colocou:
Fomos feitos principalmente não para que possamos amar a Deus. mas que Deus possa nos amar, para que possamos nos tornar objetos em que o amor divino possa descansar “bem satisfeito”. 11
É fácil subestimar o amor de Deus por nós. De fato, com nossas mentes finitas e corpos imperfeitos, é impossível para nós compreendê-lo plenamente neste estágio de nossa existência. No entanto, não há nenhum aspecto do caráter de Deus que seja mais central à Sua natureza divina e que não seja mais crítico para o desenvolvimento de nossa fé Nele. O amor de Deus por nós é tão parte do que faz dele Deus que o antigo apóstolo João ensinou que “Deus é amor”. 12 Deus ama cada um de nós com um amor maior, mais poderoso e mais constante do que nós podemos apreciar. Nós devemos sentir o Seu amor com mais frequência do que o fazemos. E quando sentimos esse amor mais plenamente, isso deve - e irá - nos mudar. De fato, Deus requer que sejamos mudados pelo seu amor. Cristo ensinou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns a outros vos ameis.”. 13
A fim de compreender melhor o amor de Deus por nós, devemos ter o cuidado de não invertermos sem querer o mandamento de amarmos os outros como Deus nos ama - de não nos concentrar tanto em nossas próprias imperfeições, de modo que acreditamos que o amor de Deus é como nosso, em vez de acreditar que o nosso amor pode se tornar semelhante ao de Deus. Por mais estranha que essa afirmação possa parecer, creio que há muitos que subestimam o alcance e a constância do amor perfeito de Deus por nós, porque eles o comparam ao amor menos que perfeito que podemos ter por nossos semelhantes, arrastando figurativamente o amor celestial de Deus até o nível telestial em que o nosso amor opera atualmente.
Em sua forma mais comum, essa inversão do mandamento se manifesta na crença equivocada de que, se Deus realmente nos amou, nossa vida estaria livre de muito do trabalho que experimentamos na vida - ou na crença errônea relacionada de que o fato de termos dificuldade na vida é um sinal de que ou o amor de Deus por nós diminuiu ou que não conseguimos merecê-lo e, portanto, está além de seu alcance. Este mal-entendido é tão comum que, para alguns, é um obstáculo para acreditar que Deus existe. Se Deus ama Seus filhos e se Ele é todo poderoso, alguns perguntam: por que tantos de seus filhos sofrem? Para esses céticos, a existência de dor, tristeza e injustiça no mundo estabelece conclusivamente que Deus não apenas nos ama, Ele não existe de todo. Mas como C. S. Lewis explicou:
O problema de reconciliar o sofrimento humano com a existência de um Deus que ama só é insolúvel, desde que atribuamos um significado trivial à palavra “amor”. 14
A esse respeito, Lewis afirmou que muitas vezes confundimos o amor de Deus com a bondade humana. Para citar Lewis:
Há bondade no amor: mas o amor e a bondade não são coextensivos. A bondade, meramente como tal, não se importa se seu objeto se torna bom ou ruim, contanto apenas que escape do sofrimento. 15
Muitos de nós querem um Deus que é gentil - com que gentileza queremos dizer
o desejo de ver os outros. feliz; não feliz assim ou naquilo, mas apenas feliz. O que realmente nos satisfaria seria um Deus que dissesse sobre qualquer coisa que gostássemos de fazer: "O que importa, contanto que eles estejam contentes?" Nós queremos, na verdade, não tanto um Pai Celestial como um avô no céu. - uma benevolência senil que, como se costuma dizer, "gostava de ver os jovens se divertindo", e cujo plano para o universo era simplesmente que poderia ser verdadeiramente dito no final de cada dia ", um bom momento foi tido por todos. ” 16
Mas esse não é o plano de Deus para nós. Ele nos ama mais do que isso. Ele quer que nos tornemos como Ele. Ele quer que experimentemos a plenitude da alegria que Ele desfruta. E Ele nos ama o suficiente para fazer o que for preciso para alcançarmos esse objetivo - incluindo permitir que Seu Filho sofra dores indescritíveis por nós e, inclusive, nos permita enfrentar desafios em nossas vidas. Deus nos ama tanto que está disposto a deixar-nos experimentar coisas difíceis, difíceis e alucinantes - e não o faz porque não nos ama, mas precisamente porque nos ama.
Isso não significa que toda luta que experimentamos e toda a mágoa que sofremos é infligida a nós por Deus. Muitos dos nossos desafios são o resultado de nossas próprias más escolhas ou de outras. Agência é uma parte inevitável do plano. Deus não promete que todas as escolhas que nós ou outros façamos serão consistentes com a Sua vontade. Mas Ele promete que Ele pode fazer tudo o que experimentamos trabalhar em conjunto para o nosso bem. 17 Ele pode tornar todas as nossas experiências de alongamento da alma - independentemente de sua fonte - parte do processo pelo qual podemos nos tornar como Ele. E esse é o Seu objetivo porque Ele nos ama muito.
Isso leva à segunda palavra-chave na declaração de identidade na proclamação da família: o destino. Não só temos uma natureza divina, temos um sublime, ou divino, destino. Porque somos literalmente Seus descendentes, possuímos o poder de nos tornarmos como nossos pais celestiais. Esse conhecimento também pode nos transformar e nos capacitar.
O Presidente Henry B. Eyring recentemente compartilhou um exemplo pessoal dessa verdade com os alunos do LDS Business College. Ele relatou como se sentiu sobrecarregado ao fazer algumas aulas de física e matemática como aluno de graduação. Ele disse:
Com o passar do tempo, meu desânimo me levou a sentir que era inútil estudar. Comecei a pensar em desistir e fazer algo mais fácil.
Foi em uma noite durante esse período de desânimo quando recebi a ajuda que fez toda a diferença para mim. A ajuda veio como uma voz, uma voz real em minha mente. As palavras ditas eram estas: "Quando você perceber quem você realmente é, você vai se arrepender de não ter se esforçado mais."
Eu não sabia então tudo o que aquelas palavras significavam. Mas eu sabia então o que fazer. Eu fui para o trabalho. Eu senti que eu deveria ter mais capacidade de aprender do que eu poderia ver em mim mesmo. .
Comecei a tentar entender essa mensagem de encorajamento. Ao ponderar e trabalhar durante os anos que se seguiram, percebi quem eu realmente era. Eu era um filho espiritual de Deus. Eu tinha inerente em mim o potencial para aprender o que Ele sabe. Por causa da Expiação do Senhor Jesus Cristo e minha fé Nele, meus pecados poderiam ser lavados. Eu poderia receber o dom do Espírito Santo como um companheiro. E vim a saber que pelo poder do Espírito Santo podemos conhecer a verdade de todas as coisas. 18
O Presidente Eyring afirmou que essa experiência, e outras semelhantes, “lhe deram a confiança para continuar se esforçando mais, mesmo quando o aprendizado era difícil” .19 Isso também pode ser verdade com você.
Mas ainda haverá momentos em que a lacuna entre o estado divino que é nosso destino e nosso atual estado imperfeito parece tão imensa que parece esmagadora. Às vezes podemos nos encontrar cercados por constantes lembretes de que estamos aquém do esperado. Quando isso acontece, deixe-me sugerir três coisas que podemos fazer para reter ou recuperar a perspectiva eterna que transforma o conhecimento de nosso potencial de um fardo em uma bênção.
Primeiro, precisamos reconhecer e lembrar que não estamos sozinhos em nossas lutas. Deus colocou outras pessoas em nossas vidas para ajudar a nos sustentar. Eles podem incluir pais, irmãos, colegas de quarto ou amigos que estejam orando e torcendo pelo nosso sucesso. Mas eles também incluirão outros a quem você possa servir. Existem poucos antídotos mais poderosos para sentimentos de inadequação do que servir os necessitados. Quando você está lutando, se você vai gastar mais tempo pensando sobre o que você pode fazer por outra pessoa e menos tempo pensando sobre suas próprias limitações, você descobrirá que sua confiança em si mesmo e na capacidade de Deus de trabalhar através de você aumentará. Fazer atos divinos de serviço nos permite tornar-nos mais parecidos com Deus e sentir em maior medida o Seu amor por nós.
Mais importante, mesmo se você se sentir completamente desprovido de companhia humana, lembre-se de que você nunca está realmente sozinho. Por causa de seu grande sacrifício expiatório, Cristo sabe como nos sentimos e sabe como nos socorrer e fortalecer. 20 Por causa de Seu grande amor por nós, que espelha exatamente aquele do Pai, 21 Ele não vai - Ele não pode - nos abandonar, contanto que o deixemos em nossas vidas. 22
Em segundo lugar, precisamos ser mais pacientes com o processo. Precisamos nos preocupar menos com a velocidade em que estamos nos movendo e mais com a direção que estamos seguindo. Nós não realizaremos plenamente nosso potencial divino nesta vida. E enquanto nós precisamos fazer uso sábio de nosso tempo em nossa existência mortal, 23 devemos lembrar que Deus não lida com o tempo da mesma forma que fazemos. Na verdade, o tempo que entendemos pode não vinculá-lo. 24 Como Alma observou: “O tempo só é medido pelos homens”. 25 Como a velocidade é uma medida da distância ao longo do tempo, 26se o tempo se torna menos relevante, o mesmo acontece com a velocidade. Assim, nas coisas eternas, como nosso progresso contínuo em se tornar como Deus, a direção é mais importante que a velocidade. No longo prazo, a direção que estamos seguindo importa muito mais do que a velocidade com que estamos nos movendo.
Se ficamos frustrados porque não estamos progredindo tão rápido quanto sentimos que devemos, precisamos lembrar que progredimos “linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco  ali” .27 A chave é ter certeza de que estão indo na direção certa. De tempos em tempos, isso exigirá uma correção do curso. Isso é o que chamamos de arrependimento, que é apenas um retorno a Deus para ir na direção certa. 28 Se continuarmos a seguir na direção certa, Deus fará a diferença em seu próprio tempo.
Finalmente, e mais importante, quando estamos nos sentindo sobrecarregados em nossa busca pela perfeição, precisamos retornar à primeira verdade na declaração de identidade da proclamação da família. Somos amados filhos e filhas dos pais celestiais. Deus nos ama. Essa é uma verdade fundamental sobre a qual nossa compreensão exata de quem realmente somos é baseada. Como o Élder Dieter F. Uchtdorf testemunhou na mais recente conferência geral:
Deus os conhece. Vocês são filhos Dele. Ele os ama.
Mesmo quando acham que não podem ser amados, Ele estende as mãos para vocês. 29
De fato, como o Élder Bruce C. Hafen observou certa vez: “Nunca temos mais valor aos olhos do Senhor do que quando nos sentimos completamente sem valor”. 30
Naqueles momentos em que você se pergunta se pode fazê-lo, quando os desafios parecem demais, peço-lhe que se volte para Deus. Mais especificamente, peço a você que encontre um tempo e um lugar em que possa, com toda a honestidade, perguntar a Deus o que Ele realmente pensa de você. Não assuma nada. Não assuma que você é inútil, que Ele está descontente com você, ou que Ele desistiu de você. Em vez disso, pergunte com real intenção as perguntas simples: “Pai, o que você pensa de mim? Quem sou eu para você? ”Estou confiante de que, se você estiver aberto, ficará agradavelmente surpreso com as respostas. Você encontrará a verdade compartilhada pelo antigo apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ” 31 E eu acrescentaria: "Ou um teste ruim, um comentário raivoso ou um relacionamento fracassado?" A resposta é um enfático não.
Como Paulo,
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem o presente, nem o porvir. Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor32
Você é filho de Deus. Você é um amado filho ou filha espiritual de Pais Celestiais. Por causa disso, cada um de vocês têm uma natureza e um destino divinos. Essas declarações são verdadeiras. Que estejam sempre em sua mente e coração é minha oração, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister