Por que Montanhas?

MICHAEL A. DUNNDiretor administrativo da BYU Broadcasting                                                          1 de outubro de 2019 • Devocional



Ao enfrentar o caminho difícil e árduo pela frente, lembre-se de que você não está sozinho. Todos nós enfrentamos trilhas diferentes e ainda assim semelhantes. Como um lembrete, lembre-se periodicamente de quando você olhar para montanhas: “Por que existem montanhas?”
Minha oração é que você se lembre de que elas existem não para nos atrapalhar, mas para nos abençoar.

Bom dia, queridos estudantes, professores e colegas aqui na BYU. Saudações especiais hoje também para a nossa audiência nacional de televisão e rádio que está sintonizada via BYUtv e BYUradio. Em nome de toda a nossa equipe por trás das câmeras e microfones da BYU Broadcasting, primeiro posso dizer o quanto gostamos de trazer esses devocionais inspiradores para você a cada semana. E posso dizer também, com igual certeza - e em nome de um membro justificadamente aterrorizado de nossa equipe hoje - que é muito mais agradável estar atrás dessas câmeras e microfones do que na frente deles.

Agora, eu sei que você veio aqui neste lindo dia de outubro esperando um devocional. Em vez disso, quero convidá-lo a fazer uma caminhada comigo - bem, na verdade, vamos fazer uma escalada. E se as alturas o incomodam, não se preocupe. Como um acrofóbico confirmado, prometo que seremos cautelosos. Eu me identifico completamente com os sentimentos de Mark Twain, que uma vez brincou:

Provavelmente não há prazer igual ao prazer de escalar uma montanha perigosa; mas é um prazer restrito estritamente às pessoas que nele podem encontrar prazer. 1

Bem, apesar dos meus medos, meu objetivo hoje é convencê-lo de que, por mais difícil que pareça a estrada à frente ou quão distante o cume pareça, seu esforço vale a pena. Eu simplesmente quero persistir para que continue em frente e avante em sua jornada, porque prometo que, onde quer que esteja no caminho, o que o espera é - nas palavras de Joseph Smith - uma visão que é "gloriosa além da descrição" (JS- H 1:32).

Uma lição da Y Mountain

Falando de vistas incríveis, a leste de nós, no sopé das montanhas Wasatch, está uma montanha dramaticamente conhecida como Y Mountain. Chama-se Y Mountain por causa do bloco Y de 380 pés de altura por 130 pés de largura que trombeta para o mundo que na sua base fica o campus da Universidade Brigham Young.

Ocorre-me que é bom que eles tenham optado por construir apenas uma letra na Y Mountain. Mas pintar apenas uma letra na montanha nunca foi o plano. Em abril de 1906, o conceito era colocar a letra B, a letra Y e a letra U na montanha. Mas depois de um grupo dedicado de estudantes de escolas e universidades trabalharam febrilmente por seis horas levando balde após balde de cal até a montanha, eles só foram capazes de completar a letra Y . Em uma sábia reconsideração, foi decidido que uma letra seria adequada. 2

Bem, com a sua permissão hoje - mas sem o Presidente Worthen ou o Serviço Nacional Florestal, devo acrescentar -, decidi não apenas remodelar a carta única na montanha Y, mas também renomeá-la, porque acredito que há um argumento para alterá-la para uma mensagem semelhante, ainda que um pouco mais retórica e profunda: “Por que montanhas?” (Y Mountain em inglês soa como Why Mountain, que pode ser traduzido para Por que montanhas?)

A minha esperança é de que toda vez que você caminhar ou até olhar para a Y Mountain - ou na próxima vez que se deparar com um desafio montanhoso - você simplesmente ponderará a pergunta abençoada "Por que montanhas?"

Por que temos montanhas? E por que somos tão obrigados a superá-las? É simplesmente "porque [elas estão] lá", como sugeriu a citação expressiva do montanhista George Leigh Mallory? 3 Ou há propósitos maiores, mais elevados e até divinos nesses pináculos?

Desde o início, uma das razões pelas quais não apenas admiramos montanhas, mas nos sentimos tão compelidos a escalá-las e conquistá-las, é por causa da verdade fundamental que, como seres que progridem eternamente, estamos predispostos a enfrentar desafios. Essa é uma base essencial do plano de felicidade de Deus. Então você e eu somos divinamente projetados para sermos dinâmicos e não estáticos. Estar em movimento é requisito para a progressão. Assim, desejamos instintivamente cúpulas sagradas - como o templo, a conferência geral ou o cume das cúpulas, o céu. E assim, mesmo as jornadas difíceis  - como a vida, por exemplo - não podem deixar de promover e desenvolver tanto o nosso progresso quanto um subproduto inestimável desse esforço: a fé.

Por outro lado, viagens limitadas a estradas planas ou  pouco inclinadas impedem nossa progressão e podem até promover a preguiça. Considere a forte cautela de Alma sobre a casualidade criada pelas estradas f;aceis quando ele disse: “Oh, meu filho, não sejamos anegligentes por ser fácil o bcaminho” (Alma 37:46).

Então, pense nas montanhas - e no desafio inerente que elas representam - como sendo boas para nossas almas. Aprender a lidar e superar as coisas que achamos  e melhoram. Isso inclui muitas das cúpulas da vida, como graduação, missões e, sim, relacionamentos emergentes tentando florescer para os eternos. Essa miríade de etapas essenciais da vida pode ser facilmente vista como um caminho difícil. Mas a verdade é que todas as estradas difíceis acabam se fundindo às estradas celestiais.

Abraçando os desafios da vida

Então, por que montanhas? Bem, montanhas - como as que estão diante de nós nesta grande aventura chamada vida - nos tentam, nos aterrorizam, nos testam e nos experimentam. Montanhas nos esticam, nos derrubam e às vezes podem até nos levar a uma parada exasperada. Ao mesmo tempo, elas agitam nossas almas, nos inspiram e têm essa capacidade transformadora de reavivar a esperança, fortalecer nossa determinação e aprimorar nossa fé, passo a passo com coragem. Isso exige uma capacidade nunca antes pensada possível de nos elevar a alturas impensáveis, pois é apenas ao testar nossos limites que descobrimos o quanto somos ilimitados. É só então - quando nos empurramos além da nossa capacidade percebida - que descobrimos dentro de nós mesmos a coragem e a fé para continuar a jornada. Como colocou o alpinista australiano Greg Child,4

Como se uma escalada não fosse suficiente, um desafio comum de qualquer jornada em alta altitude é que geralmente sempre existe algum tipo de obstáculo incômodo que inevitavelmente aparece em nosso caminho. Na maioria das vezes, isso acontece em momentos inoportunos e inesperados. E não importa o tamanho, a forma ou modelo, obstruções imprevistas podem desencorajar, desviar e até atrapalhar a pessoa mais forte e determinada.

Esses são os momentos em que alguns podem perguntar com razão: “Isso realmente vale a pena?” Ou “Não vejo nenhuma maneira de contornar isso”. Para o qual digo inequivocamente: “Sim, vale a pena. Vale a pena. E sim, você conseguirá superar isso - se você decidir. ”Continuar é simplesmente uma questão de primeiro aceitar e abraçar a realidade doutrinária de que os obstáculos são uma característica essencial e aceitável do plano de salvação e de que o caminho da felicidade e o caminho do convênio não são apenas muitas vezes morro acima, mas espalhados de ponta a ponta com esses obstáculos agravantes.

O Presidente Dallin H. Oaks afirmou que a solução de problemas é uma parte inerente do plano:

Todos nós enfrentamos obstáculos. Todos nós temos desafios. Todos nós percorremos caminhos que nos levam a alturas que pensamos que não podemos subir. Mais cedo ou mais tarde, todos nós estamos no pé de montanhas que achamos que não podemos escalar. 5

Observe que o Presidente Oaks se referiu às “montanhas que achamos que não podemos 
escalar”. Muitas vezes, nossa percepção do que pensamos que podemos e não podemos fazer é muito diferente da realidade do que podemos e não podemos fazer. Acredito que somos mais limitados pelo nosso desejo do que pela nossa capacidade. O ditado inglês “fazer uma montanha de uma morrinho” capta perfeitamente o fenômeno que ocorre quando alguém como eu engradece demais um obstáculo que, na realidade, é realmente muito pequeno.

Certamente, existem problemas físicos, emocionais e espirituais muito reais, sombrios, crônicos e importantes que muitas pessoas infelizmente enfrentam. Não pretendo,  nem por um momento, minimizar ou desprezar a miríade de questões muito irritantes que muitos - incluindo alguns de vocês aqui hoje - enfrentam diariamente. Mas o que descobri ao analisar minhas lutas pessoais é que a realidade é que a maioria desses problemas são na verdades morrinhos e não Montes Everests.

O Élder Horacio A. Tenorio, Setenta Autoridade Geral, deu uma perspectiva interessante sobre esses obstáculos e falou sobre os traços notáveis ​​que emergem dentro de nós quando encontramos a coragem de ultrapassar esses impedimentos. Ele disse:

Os problemas formam uma parte importante de nossas vidas. Eles são colocados em nosso caminho para serem vencidos,  não para nós sermos vencidos por eles. Devemos dominá-los, não deixá-los nos dominar. Sempre que superamos um desafio, crescemos em experiência, em autoconfiança e em fé. 6

Cume do Monte Everest

Em um verão, há quase vinte e cinco anos, aprendi essa lição em primeira mão porque minha esposa, apaixonada por aventuras, Linda, de alguma forma me convenceu - seu marido medroso - e um pequeno grupo de amigos a se juntar a ela para fazer algo que ela sonhara em fazer desde que ela era uma garotinha. Isso foi o cume de um pico de 13.775 pés em Wyoming, conhecido como Grand Teton. E enquanto era o maior sonho dela, era mais como o meu maior pesadelo! Meus sentimentos foram melhor resumidos pelo comediante George Carlin, que uma vez disse: “Não tenho medo de altura. No entanto, tenho medo de cair das alturas. ” 7

É certo que, por mais resistente e assustador que pareça a Cordilheira Teton, é realmente um dos mais impressionantes panoramas de montanhas com cartões postais perfeitos do mundo - e especialmente para mim quando visto da segurança do leito do vale!

Mas não eram essas montanhas e seus cumes de tirar o fôlego que me aterrorizavam. Pelo contrário, foi o momento, que eu sempre lembrarei, em nossa escola de montanhismo, quando eu aprendi sobre um obstáculo lendário e muito famoso que enfrentaríamos na rota para o topo do Grand Teton. Na realidade, era apenas uma protrusão de rocha simples, mas muito técnica, mas a partir do minuto em que ouvi falar, comecei a ficar nervoso.

Brad Wieners, ao escrever um artigo para a Sports Illustrated sobre a esclada do Grand Teton - que, a propósito, não ajudou com a minha ansiedade com o título "Contagem Regressiva para Tragédia" - apontou os principais obstáculos nessa montanha icônica:
O verdadeiro desafio de escalar o Grand Teton não é se manobrar nas rochas, "é a exposição" - isto é, a exposição a quedas vertiginosas.
Enquanto estiver em forma, você pode lidar com o esforço físico de subir a montanha, mas precisa aumentar sua coragem para recursos como. um grande floco de rocha em uma borda que exige que você suba e desça sobre o floco ou para fora e ao redor dele, sobre um abismo profundo. É aterrorizante ou emocionante - ou ambos. 8
Para mim, não houve debate - foi assustador! E quão irônico foi que, em uma escalada que levaria dois dias ao longo de milhares de pés verticais, a parte mais assustadora para mim foi apenas um pequeno “passo” no meio da subida?

Esse passo - oficialmente chamado de Wall Street Step Across - não tem mais que um metro e meio de largura. Faz parte da lendária seção de Wall Street na rota Exum e marca o início de onde a subida do Grand fica realmente séria. Você começa subindo em uma borda confortável de quinze metros de largura. Mas enquanto você caminha por essa rampa, muitas vezes na escuridão, ela começa a se inclinar para fora devagar, mas de forma dramática, estreitando-se a uma largura de não mais do que alguns metros de diâmetro, em um extremo abrupto da borda.

Nesse ponto, há uma lacuna na rocha e um abismo, como foi referido no artigo da Sports Illustrated . Do outro lado dessa abertura de menos de um metro, há um afloramento de rocha que forma um canto cego. Isso requer que o alpinista dê um passo invisível ao virar da esquina, onde, esperançosamente, encontra o pé do outro lado da borda. Isso mesmo - você não pode ver onde está pisando. E como se um passo cego não fosse assustador o suficiente, você atravessa essa lacuna com nada além de 1.500 pés de ar muito fino e gelado embaixo de você.

Durante toda a longa caminhada até o acampamento base no dia anterior, fiquei angustiado com esse pequeno problema que iria encontrar. Naquela noite, achei difícil comer. E ficar obcecado repetidamente com esse simples passo me manteve de olhos arregalados e sem dormir a noite inteira antes da tentativa de subir.

Em retrospectiva, não era que eu fosse incapaz de dar o passo; foi uma tarefa muito simples. Para mim - e para qualquer um de vocês - um passo desse tipo em qualquer outra situação não seria grande coisa. Refletindo sobre isso mais tarde, não era que eu não pudesse fazê-lo; simplesmente não tive coragem de vencer esse medo em particular.

Essa é a coisa interessante sobre o medo: o medo pode nos congelar. Pode nos paralisar. Isso pode nos impedir de seguir em frente e impedir que avancemos. Seu emocionante estrangulamento sufoca nossa fé renovadora, e sem essa fé não podemos avançar.

O Élder Boyd K. Packer afirmou que a fé é tanto o farol quanto o propulsor que nos mantém em nossa jornada:

A fé, para ser fé, deve estar centrada em algo que não é conhecido. A fé, para ser fé, deve ir além daquilo para o qual existem evidências confirmatórias. A fé, para ser fé, deve ir para o desconhecido. A fé, para ser fé, deve caminhar até o limite da luz e depois dar alguns passos na escuridão. 9

Como alunos, você pode sentir esse medo sufocante ao encarar o que o falecido apóstolo Élder Robert D. Hales descreveu como a “década da decisão”. Ao resumir o caminho à sua frente, o Élder Hales observou que nos próximos dez anos ou mais você deve se aproximar da beira da luz e até mesmo alguns passos além, ao se envolver nas principais decisões de sua vida. Isso inclui escola, missão, templo, namoro, casamento, carreira, pós-graduação e, principalmente, formar e fortalecer seu testemunho do evangelho restaurado de Jesus Cristo. 10Considerado de uma só vez, o tamanho e o número desses obstáculos percebidos podem parecer uma avalanche no seu caminho. Eles podem até fazer com que você perca momentaneamente de vista o cume além deles. Aceitá-los todos de uma vez pode ser esmagador e às vezes até debilitante. Ou as decisões podem ser tomadas uma de cada vez, usando uma combinação de fé, coragem e simplesmente dando esse primeiro passo - e depois outro e depois outro - até que nos voltemos a avançar em direção ao cume.

Por mais difíceis que possam ser os primeiros passos, vou lhe dizer que nada é tão emocionante quanto simplesmente nos colocar de volta em movimento. É tão libertador que neutraliza o medo dentro de nós porque nos leva a cavar fundo para encontrar a coragem de conquistar qualquer coisa em nosso horizonte. Essa coragem é o catalisador da fé, que, como você sabe, não pode se misturar ao medo. Mas isso exigirá um esforço total de sua parte.

O Presidente M. Russell Ballard falou sobre o preço a ser pago quando disse:
Isso exigirá toda a nossa força, sabedoria e energia para superar os obstáculos que nos enfrentarão. Mas mesmo isso não será suficiente. Vamos aprender, como fizeram nossos antepassados pioneiros, que é apenas em fé - real fé, de toda a alma, testada e experimentada - que vamos encontrar segurança e confiança à medida que caminhamos nossos próprios caminhos perigosos através da vida. 11

Acredite ou não, de alguma maneira encontrei esse tipo de fé naquela manhã de verão, quase um quarto de século atrás. Ao refletir sobre sua abordagem para o próximo passo crítico que aparece em sua vida, deixe-me contar como eu o fiz.

Nosso experiente guia, Jack, seria o primeiro a dar esse passo. E, como ele havia feito em nossas aulas iniciais e intermediárias de montanhismo, Jack prometeu que iria liderar e nos mostrar o caminho. No acampamento base, ele me garantiu que tinha total confiança em minha capacidade e não me deixaria falhar. Bem, enquanto eu estava sentado lá, agachado e tremendo contra a borda da rocha, fiquei maravilhado quando ele habilmente e com confiança fez o movimento através da abertura e deu a volta na esquina.

Não ouvindo um grito desbotado ecoando nas rochas, eu tinha certeza que ele tinha conseguido. Mas então veio a assustadora constatação de que, como o escalador mais fraco do nosso grupo, eu seria o próximo. Logo após concluir minha 687ª oração naquela manhã, eu me encontrei em um momento crítico nessa escalada ao ouvir o convite arrepiante vindo do nosso guia invisível na esquina, quando ele disse: "Suba, Michael".

Já era hora de ir. Não havia como voltar atrás e nenhuma outra opção razoável - embora eu tivesse pensado em tudo, de pára-quedas a helicóptero e asa-delta! Naquele momento, e depois de uma respiração muito profunda e calmante, de alguma forma reuni coragem suficiente para tomar uma decisão muito simples. Aqui está o que eu decidi: Em vez de agitar repetidamente o desastre que poderia me acontecer, eu focaria no básico e no exemplo do meu guia. Eu confiaria em todos os fundamentos que me ensinaram na escola de montanhismo. Em outras palavras, eu só me preocuparia com as coisas que eu tinha controle.

Naquele mesmo momento, visualizei meu objetivo final. Quando vi minhas mãos levantadas de maneira triunfante, agarrando orgulhosamente no cume do Grand Teton, os cenários do dia do juízo final que eu havia ensaiado tão vividamente e tocado na minha cabeça repetidamente nos dias anteriores desapareceram rapidamente em segundo plano . Inesperadamente, uma sensação quente de calma e segurança tomou conta de mim. Esse sentimento era fé - fé suficiente para afastar o medo e preenchê-lo com a coragem que eu precisava.

Essa infusão de fé também me permitiu encontrar foco. Mesmo que minhas pernas estivessem bambas, minha fé era firme. Fui até o limite, coloquei meu foco como um laser naquela rocha do outro lado da brecha e me senti tão comprometido e seguro de mim como nunca. Não olhei para trás e certamente não olhei para baixo. Em vez disso, fiz tudo o que me ensinaram e era capaz, e dei esse passo.

Nunca houve um sentimento mais glorioso em todo o meu ser - corpo e alma - do que quando minha bota encontrou um apoio naquela rocha sólida e abençoada do outro lado. Com uma base segura, transferi meu peso e coloquei me com confiança a este novo nível . Do triunfante - não, verdade seja dita, foi bem primitivo - grito de alegria que eu soltei, você pensaria que eu acabara de chegar ao Monte Everest, o que, para mim, neste pequeno momento de vitória, eu realmente tinha! Eu literalmente e figurativamente tinha passado para o outro lado. Tonto com confiança, gritei encorajamento para aqueles que viriam a seguir - muito para o desgosto, tenho certeza, daqueles alpinistas mais corajosos e mais habilidosos que me seguiram. Cheio de alegria, alívio e felicidade, novamente fiz uma oração curta, mas muito sincera, de agradecimento ao céu e depois levantei meus braços em comemoração.

Então senti outra coisa - desta vez algo físico. Mas não foi até eu fazer aquele movimento ascendente com os braços que percebi que havia muito mais em minha bem-sucedida travessia da Wall Street Step Across. No momento em que levantei os braços, senti o puxão esticado da corda firmemente preso por um nó de oito que passava pelo mosquetão no meu cinto de escalada. Olhei para Jack, que me deu um daqueles sorrisos que dizia "Sabia que você conseguiria". Enquanto eu o observava se preparar para amarrar o próximo alpinista do nosso grupo, percebi que o cinto dele me segurara com segurança durante todo o movimento. De fato, tenho certeza de que ele me abraçou com força o suficiente para que eu pudesse mergulhar de cabeça nessa brecha de Wall Street e ainda nem ter um arranhão! Mas ele me deu folga suficiente na corda para me deixar fazer sozinho.

Proteções semelhantes são prometidas pelo Senhor, que são ainda mais seguras do que as cordas de escalada mais fortes. Nosso Salvador e Guia Experiente prometeu: 
Lá estarei também, pois irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus banjos ao vosso redor para vos suster. [D&C 84:88]w

Encontrar fé e coragem para mover montanhas

Esse teste simples me deu a coragem de continuar e enfrentar outros desafios, incluindo, acredite ou não, um retorno a Wall Street Gap. Contra o meu melhor julgamento - mas com o encorajamento de Linda e minha recém-descoberta confiança - na verdade fizemos uma tradição familiar, um rito de passagem, escalar o Grand Teton com cada um de nossos filhos para comemorar a formatura do ensino médio. (Foi uma vez que fiquei muito agradecido por ter apenas três filhos!) E, embora ainda tenha um caso crônico de tremedeira quando estou nessas alturas, de fato me tornei mais corajoso e ousado a cada viagem de volta. Minha confiança em mim e em meu Deus cresceu exponencialmente. Diz-se que o lendário alpinista Sir Edmund Hillary o expressou de outra maneira: "Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos". 12

O Dr. Seuss, à sua maneira infinitamente sábia e extravagante, também atestou que suas habilidades são maiores do que você pensa:
E quando você está sozinho, há uma boa chance de você encontrar coisas que o assustam completamente. Há alguns, no meio do caminho entre aqui e ali,que podem assustá-lo tanto que você não vai querer continuar.
.
Portanto, tenha certeza quando você pisar. Tome cuidado , tenha muito tato e lembre-se de que a vida é um grande ato de equilíbrio.
.
E você terá sucesso? Sim! Você vai mesmo!(98% garantido.) Filho, você moverá montanhas!
.
Hoje é seu dia! Sua montanha está esperando. Assim . entre no seu caminho 13

Sua montanha está realmente esperando e pronta para ser enfrentada. Ao prosseguir, você encontrará força interior e ainda a ser descoberta, combinando o formidável conjunto de coragem e fé com as prometidas bênçãos de Deus para proteger e possibilitar. A propósito, isso é ainda melhor do que o que o Dr. Seuss prometeu porque é 100% garantido - especialmente porque vivemos dignos dessas bênçãos prometidas.

O Presidente Oaks explicou mais sobre como essa fórmula funciona quando disse:
Nada é impossível para aqueles que guardam os mandamentos de Deus e seguem suas instruções. Mas as bênçãos que nos carregam sobre obstáculos não precedem nossos esforços; elas os seguem. .

O que fazemos quando enfrentamos obstáculos no cumprimento de responsabilidades justas? Nós vamos e fazemos! As bênçãos que resolvem problemas e nos carregam sobre obstáculos chegam às pessoas que estão em movimento. 14

Meus queridos irmãos e irmãs, hoje peço que façam apenas uma pergunta: sua vida está em movimento? E se não, por que não? Se você se encontra confuso ou fugindo do caminho da convênio, isso realmente não importa; estar nele é o que faz.

Ao enfrentar o caminho difícil e árduo pela frente, lembre-se de que não está sozinho. Todos enfrentamos testes diferentes e, no entanto, semelhantes. Como um lembrete, lembre-se periodicamente de quando você olha para Y Mountain e se pergunta: "Por que montanhas?" Minha oração é que você se lembre de que eles existem para não nos atrapalhar, mas nos abençoar.

Lembremos também o exemplo incomparável de nosso guia, Jesus Cristo, que foi o primeiro e nos mostrou o caminho mais perfeito. Enquanto Ele o convida a dar a sua vez e a subir, que você possa reunir a coragem e a fé para fazê-lo por conta própria e, ao mesmo tempo, confiar plenamente na absoluta certeza daquele alvo celestial.

Por fim, lembre-se de que você provavelmente enfrentará montanhas de dúvida e terá fé suficiente para mover montanhas - e às vezes terá as duas experiências no mesmo dia! Mas eu oro para que você tenha visão e fortaleza quando encontrar impedimentos - sejam montanhas ou montes de pedras - que você os veja pelas oportunidades enviadas pelo céu que são, que você caia de cabeça neles, buscando os cumes que oferecem visões " gloriosas além da descrição ”, e que você declarará com bravura e confiança como Caleb da antiguidade:“ [Senhor] me dê este monte ”(Josué 14:12).

Em nome de Jesus Cristo, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister