Experimente o Amor de Deus

DALE G. RENLUND

Quórum dos Doze Apóstolos                                                         3 de dezembro de 2019 • Devocional


Dirigir nossos receptores disfuncionais ao amor de Deus restaura poder, estabilidade e direção em nossas vidas.


Irmãos e irmãs, eu gostaria de comparar nossa saúde física e espiritual em uma discussão sobre receptores. Nossa saúde física depende de hormônios e seus receptores. Hormônios, como hormônios da tireóide, insulina e muitos outros, são substâncias produzidas nas glândulas e depois transportadas na corrente sanguínea para células específicas, e estimulam essas células interagindo com receptores específicos. A doença pode ocorrer quando a glândula não produz hormônio suficiente ou o receptor é disfuncional. Você pode imaginar que os sinais e sintomas de uma doença podem ser semelhantes em ambos os casos. Hormônio e outros tratamentos podem resolver ou atenuar a doença em muitas situações.

Existe um tipo de disfunção do receptor que tem consequências eternas: a incapacidade de sentir o amor de Deus e sentir o Seu Espírito. O amor de Deus é infinito e perfeito. Nunca houve nem haverá uma deficiência do amor de Deus. O apóstolo Paulo disse:

Quem nos separará do amor de Cristo? tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? . . .
Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem as coisas presentes, nem as coisas vindouras,
Nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderão nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus.

Mas o que você faz se não sente o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo? Sei com certeza que o problema não está no amor Deles. O problema está com seus receptores para o amor Deles. Se você tem uma disfunção de seus receptores do amor de Deus, pode se perder e sucumbir a perigos como desesperança, desamparo e solidão.

Se você sentir uma disfunção desses receptores, a influência de Deus em sua vida será minimizada. Com completa disfunção, você não sentirá o amor ou a preocupação deles por você. O profeta Mórmon descreveu essa condição em seu povo. Ele lamentou:
Pois eis que. . . eles estão sem Cristo e Deus no mundo. . . .
Eles já foram um povo encantador e tiveram Cristo como pastor; sim, eles foram guiados até por Deus Pai.
Mas agora, eis que eles são guiados por Satanás, assim como a palha é levada ao vento, ou como um barco é jogado sobre as ondas, sem vela ou âncora, ou sem qualquer coisa com a qual levá-la; e mesmo como ela é, eles também são. 

Sem o Pai Celestial e Jesus Cristo e Sua influência em nossas vidas, não temos pastor. Sem eles, não há vela - o que significa que não há poder. Sem eles, não há âncora - o que significa que não há estabilidade, especialmente em tempos de tempestade. Sem eles, não há nada com o que dirigir - o que significa que não há direção. Sem poder, sem estabilidade e sem direção são todas consequências de receptores disfuncionais para o Seu amor.

Um conto para se prevenir.



Na minha experiência, a disfunção do receptor do amor de Deus acontece lenta e imperceptivelmente ao longo do tempo - não de uma só vez. Relatarei uma experiência embaraçosa que não contei a minha esposa por anos. Aprendi por mim mesmo que era vulnerável. Por suspeitar que você também esteja em risco, compartilharei minha história de advertência. Destaco este aviso do Salvador:

Mas existe a possibilidade de que o homem caia da graça e se afaste do Deus vivo;
Portanto, que a igreja preste atenção e ore sempre, para que não caiam em tentação;
Sim, e até mesmo aqueles que são santificados também devem prestar atenção.

Depois que terminei a faculdade de medicina, minha esposa, minha filha e eu nos mudamos para Baltimore, Maryland, para treinamento adicional no Johns Hopkins Hospital. Naquela época, os anos de treinamento eram brutais, intensivos e cansativos.
No final do meu primeiro ano, eu estava cansado. Como os estagiários trabalhavam todos os dias e quase todas as noites, eu trabalhava todos os domingos e podia frequentar a igreja apenas metade do tempo. Nossa ala se reunia em um subúrbio de Baltimore às 14:30. Morávamos do outro lado da rua do hospital e tínhamos apenas um carro. Em alguns domingos, eu podia terminar meu trabalho e me juntar a minha esposa e filha quando saíam para as reuniões às 14:00. Outros domingos eu não conseguia.

Um domingo, eu poderia dizer que, se realmente me apressasse em meu trabalho, poderia ir com minha esposa e filha à igreja. Mas então pensei: se diminuísse um pouco a velocidade e esperasse, só voltaria para casa depois que minha esposa e filha tivessem partido. Então eu poderia faltar a igreja e tirar uma soneca. Me apavora dizer que fiz exatamente isso.

Voltei para casa às 14:15 e deitei no sofá. Mas não consegui dormir. Fiquei profundamente perturbado. Eu sempre amei ir à igreja. Eu sempre senti um testemunho ardente da realidade viva de Cristo. Mas naquele dia a intensidade não estava lá.

Não foi tão difícil descobrir o porquê. Eu parei de fazer constantemente alguns atos pessoais e privados de devoção. Minha rotina era acordar de manhã, fazer uma oração e ir trabalhar. Às vezes, não havia distinção entre o final do dia e o início do próximo. Eu trabalhava durante a noite e no dia seguinte, chegava em casa tarde no segundo dia we adormecia sem orar e sem ler nada nas escrituras. No dia seguinte, o ciclo recomeçava. Eu havia permitido que meus receptores do amor de Deus se tornassem opacos, para que as coisas do Espírito fossem menos urgentes e menos importantes.

Com essa percepção, saí do sofá, me ajoelhei no chão e implorei a Deus por perdão. Eu implorei por ajuda. Também formulei um plano em minha mente e coração para mudar o padrão de comportamento.

Comecei com lembretes simples para mim mesmo. Na minha lista de tarefas diárias, comecei a incluir as orações da manhã e da noite. Trouxe um livro de Mórmon para o meu cubículo no hospital e incluí a leitura das escrituras nessa lista de tarefas. Algumas noites, a leitura das escrituras era curta, apenas alguns versículos antes da meia-noite. Às vezes, minhas orações eram oferecidas em locais incomuns. Mas eu lia as escrituras diariamente. Eu orava diariamente. Meu plano incluía um compromisso de que nunca perderia a oportunidade de participar do sacramento. Nunca.

Ao iniciar meu novo curso de ação, a intensidade voltou e meu testemunho voltou a brilhar. Estremeço ao pensar no que teria acontecido se eu não tivesse saído daquele sofá naquela tarde de domingo. Minha vida teria sido muito diferente. Em vez disso, o Pai Celestial e Jesus Cristo tornaram-se centrais em minha vida novamente. Meus receptores para o amor de Deus e minha afinidade pelo Espírito melhoraram.

Prescrição para Receptores Disfuncionais

A incapacidade de sentir o amor de Deus pode resultar do pecado ou de não avançar no caminho da aliança. A incapacidade também pode ser devido a doenças físicas ou mentais. Por exemplo, ansiedade clínica e depressão requerem ajuda profissional. Deus espera que procuremos ajuda profissional quando indicado. Lembre-se da pergunta retoricamente sarcástica do capitão Morôni a Pahoran: “Ou você supõe que o Senhor ainda nos libertará, enquanto nós. . . não fazemos uso dos meios que o Senhor providenciou para nós? ”  As orações nessa situação podem parecer um tanto insinceras a Deus, pois são manifestações de fé sem obras. 

1. Arrependimento

Na minha situação, sem doença mental, segui uma receita tríplice para meus receptores disfuncionais do amor de Deus. A primeira é a que o Presidente Russell M. Nelson se refere como “maior pureza, obediência exata”. Isso significa arrependimento. Se você estiver fazendo algo que está causando disfunção no receptor, arrependa-se. O arrependimento é um processo alegre. Lembre-se de que Deus realmente não se importa com quem você era e com o que fez. Ele se importa com quem você é, o que está fazendo e com quem está se tornando. Como o Presidente Nelson disse, arrependimento não é punição:
O sentimento de ser penalizado é gerado por Satanás. Ele tenta impedir-nos de olhar para Jesus Cristo, que fica de braços abertos, esperando e disposto a curar, perdoar, purificar, fortalecer, purificar e santificar-nos.
Se você sente que fez algo irrecuperável ou irreparável ou se está muito longe, esse sentimento não vem do Espírito Santo. É gerado por pensamentos defeituosos ou por Satanás.

2. Estudo das Escrituras

A segunda é a que o Presidente Nelson se refere como “busca sincera, banquete diário com as palavras de Cristo no Livro de Mórmon”. Um Banquete, não um petisco, com as palavras de Cristo, especialmente no Livro de Mórmon, tem o poder de mudar drasticamente os receptores do amor de Deus. O estudo das palavras de Cristo o colocará em posição de começar a ter experiências com Deus. Isso aconteceu comigo. Este conselho de Paulo a Timóteo se aplica a você:
Desde criança conheceste as sagradas escrituras, que são capazes de te tornar sábio para a salvação pela fé que está em Cristo Jesus.
Toda escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça.

3. Participação do Sacramento

Terceiro, assegurei-me de que nunca perderia a oportunidade de participar do sacramento para poder ter o Espírito Santo comigo. O Salvador disse aos nefitas a respeito da participação no sacramento: “E se sempre fizerdes estas coisas abençoadas, sois construídos sobre a minha rocha.” Se não o fizer, disse Ele, então você não será edificado sobre minha rocha, mas são construídos sobre uma base arenosa; e quando a chuva cair, e as inundações vierem, e os ventos soprarem e baterem sobre você, você cairá. Lembre-se de que Ele disse que quando chuva, vento e enchentes vierem, não se. Eles vêm, e eles virão para todos nós. Mas se participamos do sacramento de maneira consciente e digna, então as bênçãos vêm para que não caiamos.

Uma visão adicional sobre o sacramento vem das observações do Presidente Nelson no seminário de liderança da missão em junho de 2019. Após participar do sacramento, o Presidente Nelson disse:

Fiz um convênio ao participar do sacramento que estaria disposto a tomar sobre mim o nome de Jesus Cristo e. . . obedecer a Seus mandamentos. Frequentemente, ouço a expressão que tomamos do sacramento para renovar convênios feitos no batismo. Embora isso seja verdade, é muito mais que isso. Eu fiz uma nova aliança. Você fez novos convênios.

Se abordarmos o sacramento com o coração quebrantado e o espírito contrito, da maneira como esperamos que um novo convertido se aproxime do batismo, Deus renova as bênçãos do batismo por nós, incluindo o efeito de limpeza. 

No seminário de liderança da missão, depois de falar sobre fazer novos convênios através da participação no sacramento, o Presidente Nelson continuou: 

Agora, em troca do qual [Deus] faz a declaração de que sempre teremos Seu Espírito conosco. Que benção!

Esta é a receita em três partes para receptores disfuncionais do amor de Deus: arrependimento, estudo das escrituras e participação do sacramento para ter o Espírito Santo conosco. 
Se não abordarmos essa disfunção desde o início, acabaremos com "sentimentos passados". E isso é espiritualmente fatal.

Dirigir nossos receptores disfuncionais ao amor de Deus restaura poder, estabilidade e direção em nossas vidas. O prognóstico quando essa disfunção do receptor é tratada é excelente.

Dê a si mesmo um presente de Natal e saia do sofá, como fiz naquela tarde de domingo há muito tempo. Certifique-se de que seus receptores para o amor de Deus sejam totalmente funcionais. Então, ao continuar praticando atos pessoais e privados de devoção, você não voltará à disfunção do receptor. 

Sei que Jesus Cristo “tem todo poder para salvar todo aquele que crê em seu nome e produz frutos dignos de arrependimento. Sei que a mensagem de nosso Pai Celestial para nós é esta:
Se vos arrependerdes, e não endurecerdes vossos corações, terei piedade de vós, através do meu Filho Unigênito;
Portanto, todo aquele que se arrepender e não endurecer o coração, terá direito à misericórdia por meio do meu Filho Unigênito, para a remissão de seus pecados; e estes entrarão no meu descanso.

Esta é a minha oração por todos nós. Oro para que Deus o vigie e abençoe e ajude durante todo o Natal e por toda a sua vida, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister