LIvres para Escolher

Élder Ronald A. Rasband

RONALD A. RASBAND
Quórum dos Doze Apóstolos
21 de janeiro de 2020 • Devocional

 

Como você está exercitando seu livre arbítrio para promover a obra do Senhor?
Bom dia, queridos professores e alunos da BYU. Vocês honram o Senhor Jesus Cristo por estar aqui neste devocional nesta manhã. Eu estou sentado aqui, olhando para todos vocês e pensando em como somos gratos a vocês e por todo o bem que vocês podem fazer em todo o mundo.

Irmãos e irmãs, tenho a honra de estar aqui hoje e grato por ter a irmã Rasband aqui, assim como muitos membros da minha família. Agradeço o apoio do Presidente Worthen e de seus colegas, que estão de pé e na platéia, e sou grato por você e pelo Espírito do Senhor que todos trouxeram para este devocional hoje.

Nossa reunião me lembra o rei Benjamim falando com as pessoas no local do templo:

Ouça-me e abra seus ouvidos para que possa ouvir, e seus corações para que entendam, e suas mentes para que os mistérios de Deus possam se desdobrar à sua vista.1

Nessas palavras, ouvimos o Senhor nos pedindo para exercer nosso arbítrio, escolher ouvir, escolher sentir e escolher apreender as doutrinas do evangelho que se aplicam a nossas vidas individuais. Ele está falando de agência no sentido mais pessoal.

Hoje, minha mensagem é da doutrina fundamental do livre arbítrio - a oportunidade de escolher entre o bem e o mal.

Escolha Sentir Alegria


No Grande Conselho no Céu, escolhemos aceitar o plano de nosso Pai Celestial. Dependente da agência - a liberdade de escolha. Leí ensinou a seu filho Jacó: “Pois é necessário que exista oposição em todas as coisas.” 2 Nós “somos livres para escolher a liberdade e a vida eterna” ou “escolher o cativeiro e a morte”. 3 Nosso bem-estar eterno depende em viver as leis de Deus. Seus mandamentos são fixos; eles não mudam, exceto conforme orientado pela revelação.

Escolhemos vir à Terra e receber um corpo. Comprometemo-nos a viver os mandamentos de que podemos ser dignos da vida eterna, a maior de todas as bênçãos de Deus. O ponto central do plano de nosso Pai era a missão de Jesus Cristo e Sua Expiação, que nos permite arrepender-se, ser perdoados e voltar ao caminho da aliança. O próprio nome de Jesus Cristo fala de salvação para toda a humanidade. Ele é “o Filho do Altíssimo”, 4 nosso “Redentor, o Santo de Israel” 5 e “o Salvador do mundo” .6 Contudo, Sua obra e Seu ministério nunca foram sobre Ele. Ele procurou apenas “fazer passar a imortalidade e a vida eterna do homem”. 7 Esse é você e eu.

Satanás, por outro lado, apresentou seu próprio plano que nos obrigaria a viver de acordo com suas regras. Sua intenção era nos fazer circular sobre ele para sua glória. Todos nesta sala e todos que viveram ou ainda viverão nesta terra escolheram não segui-lo. Satanás já perdeu mais do que perdemos agora. Ele não tem um corpo, ele nunca pode progredir além de onde 
está hoje, e ele nunca pode ser exaltado. Mas ele ainda continua a travar a guerra que travou no céu porque quer mais do que deseja. Ele quer que nos juntemos a ele em sua miséria.

Por desígnio divino, podemos nos tornar como o Pai Celestial e receber tudo o que Ele tem.8 Essa promessa significa algo naqueles dias em que as coisas não estão indo bem e nos perguntamos - e já fizemos tudo - "É isso?" Bem, não é. Esta é a mortalidade, um estágio de progressão que garante aos que são justos a exaltação no reino de Deus. Para sempre.

Você provavelmente sente que a eternidade é abstrata demais, muito distante. Talvez você não sinta que pode lidar com hoje, e pode estar arrastando seus erros de ontem também. Talvez você esteja pensando: “Deixe-me contar, Élder Rasband, sobre esse monstro de uma classe que eu tenho, e os requisitos de laboratório, e minha namorada que acabou de me dar um fora, e meu carro que não está funcionando bem.O frio e como não consigo descobrir o que vou fazer ou o no que vou me formar ”- e assim por diante. Quem está pensando para sempre?

Bem, irmãos e irmãs, você tem o livre arbítrio de olhar mais longe do que isso. Você tem a capacidade de se tornar deuses e deusas em um reino que não conhece tristeza nem derrota, que não sente dor nem rejeição, e que promete luz, bondade e paz eterna. Vocês são “filhos da luz” 9 e nunca devem deixar que as trevas de hoje atrapalhem o seu desejo de estar com Deus e tornar-se como ele.

Com tanta retidão vem a alegria. O Presidente Russell M. Nelson disse:

A alegria que sentimos tem pouco a ver com as circunstâncias de nossas vidas e tudo a ver com o foco de nossas vidas.

Quando o foco de nossas vidas está no plano de salvação de Deus. . . e Jesus Cristo e Seu evangelho, podemos sentir alegria, independentemente do que está acontecendo - ou não - em nossas vidas. A alegria vem e por causa Dele.10

Portanto, escolha sentir alegria, porque seu Salvador, Jesus Cristo, expiou seus pecados. Para Ele, a Expiação era uma escolha. Ele implorou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; porém, não seja como eu quero, mas como tu queres.” 11 Naquele momento crucial, Ele submeteu Sua vontade, Seu precioso arbítrio, ao Pai, para que o plano da felicidade possa seguir adiante.

Escolha sentir alegria em sua própria existência como um filho de Deus. Isso não é apenas um propaganda na Igreja ou uma música cantada na Primária. Ser filho de Deus significa estar conectado aos céus enquanto viajamos na mortalidade. Ser filho de Deus significa que há expectativas de que façamos a diferença no reino do Senhor - agora. Novamente, você precisa olhar além dos prazeres, decepções, realizações mundanas ou tendências atuais de hoje para receber a revelação necessária que todos precisamos de Deus. Não se deixe enganar: você não é do mundo; você é divino.

Meus amigos, você não precisa fazer isso sozinho. O Espírito Santo, que é um membro da Deidade, será seu companheiro constante - guiando e direcionando você de maneiras calmas, mas perfeitas. Aproveite esse conselho que vai muito além das boas idéias e da sabedoria mundana. Preste testemunho pelas escolhas que você faz de que o Espírito Santo “conhece todas as coisas” 12 e mostra “todas as coisas que você deve fazer”. 13

Nossa Liberdade de Religião


Nem todo mundo tem escolhas como nós. Eu visitei 138 países, alguns em minha carreira profissional e muitos mais em minhas designações da Igreja em todo o mundo. Vi sociedades nas quais os indivíduos têm pouca escolha e pouco crescimento pessoal e oportunidades de adoração são poucas. Existem países em que a religião é limitada por decreto do governo e em que as escolhas pessoais no culto são inexistentes.

O Livre arbítrio - a liberdade de escolha - depende de uma forte liberdade religiosa. Satanás procurou destruir a liberdade religiosa na vida pré-mortal, e ele ainda está nisso. Nós, como membros da Igreja, devemos reconhecer que a erosão da liberdade religiosa impactará significativamente nossas oportunidades de crescer em força e conhecimento do evangelho, ser abençoados por ordenanças sagradas e confiar no Senhor para dirigir Sua Igreja.

Vamos pensar na décima primeira regra de fé - você não está longe da Primária há tanto tempo assim:

Reivindicamos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso, de acordo com os ditames de nossa própria consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, que adorem como, onde ou o que podem.14

O Profeta Joseph Smith enfrentou intensa perseguição por sua adoração a Deus Pai e Jesus Cristo. Mas em 1843 ele disse:

Se foi demonstrado que eu estava disposto a morrer por um mórmon, sou corajoso em declarar perante o céu que estou igualmente pronto para morrer na defesa dos direitos de um presbiteriano, batista ou um homem bom de qualquer outra denominação; pois o mesmo princípio que atropelaria os direitos dos santos dos últimos dias atropelaria os direitos dos católicos romanos ou de qualquer outra denominação que possa ser impopular e fraca demais para se defender. É um amor pela liberdade que inspira minha alma, liberdade civil e religiosa a toda a raça humana.15

Defender a liberdade religiosa não é novidade para aqueles que adoram a Deus Todo-Poderoso.

No Livro de Mórmon, lemos repetidamente que os nefitas lutam não “pela monarquia nem pelo poder, mas sim. . . por seus lares e por sua liberdade,  suas esposas e seus filhos, e por tudo que possuíam;, sim, por seus ritos de adoração e por sua igreja. ”16

Nos anos 1600, os peregrinos começaram a deixar suas casas e países para o que foi chamado de Novo Mundo, esperando melhorar a vida e desejando adorar livremente e em paz.

Nos primeiros dias da Igreja, os pioneiros fugiram de seus perseguidores em Kirtland, Far West e Nauvoo - finalmente se estabelecendo no Vale do Lago Salgado, um lugar que Deus havia preparado “muito longe no oeste”. 17 Era um lugar onde eles construíram o que chamavam de Sião, um lugar “de um coração e uma mente” 18 dedicado a Jesus Cristo.

Em todos os casos, essas pessoas escolheram buscar o Senhor e seguir Seus caminhos. Para nós, a oportunidade de escolher, de viver os princípios do evangelho restaurado, é a essência da nossa liberdade de religião. Não é um exercício acadêmico realizado à distância. É uma experiência todos os dias, a cada hora.

Considere três chaves para a liberdade de religião:

1. A liberdade de acreditar.
2. A liberdade de viver nossa religião, adorando como desejamos.
3. A liberdade de compartilhar nossa fé em Jesus Cristo e nosso conhecimento de Seu evangelho com outras pessoas.

Vamos analisar esses três pontos, um de cada vez.

Primeiro, a liberdade de acreditar. Ninguém deve ser forçado a comprometer o que acredita, porque outros podem pensar de outra maneira. Nem devem ser obrigados a viver de acordo com as crenças dos outros. Por causa da liberdade religiosa, posso ficar aqui hoje e dizer em que acredito.

Eu acredito em Jesus Cristo e tenho completa fé Nele. Por causa da Expiação do Salvador, é possível que você e eu nos arrependamos e avancemos no caminho da aliança - limpo e puro, com o coração fixo na vida eterna.

O que você acredita? Como você está exercitando seu livre arbítrio para promover a obra do Senhor? Você leva a sério o exemplo do Senhor quando Ele disse: "Não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou"? 19

Segundo, a liberdade de viver nossa religião. Escolhemos fazer convênios - e escolhemos fazer convênios quando entramos nas águas do batismo e escolhemos renová-los todos os domingos participando dos emblemas do sacramento do Senhor. Escolhemos levar o nome do Senhor sobre nós. Seu nome não é simplesmente outra referência a um grande líder. Este é Jesus Cristo, o Salvador do mundo, que expiou os pecados de todos. Seu nome tem poder singular e eterno. Quando escolhemos tomar o nome de Deus, comprometemo-nos a juntar-se à sua legião de servos justos e valentes, focados no plano de Deus. Joseph Smith chamou de “a causa de Cristo”. 20

Temos um código de honra na BYU que reflete suas liberdades e sua responsabilidade. A liberdade de religião permite que você frequente esta escola, única em todo o mundo por seu equilíbrio de conhecimento secular e espiritual. Liberdade religiosa significa que você pode frequentar o templo, ser selado em família, ensinar os princípios do evangelho conforme delineados pelo Senhor, mesmo em seu lar, e orar a seu Pai Celestial e receber revelação pessoal.

A questão então é: como você está exercendo sua liberdade de adorar ao Senhor nestes últimos dias?

Terceiro, a liberdade de compartilhar nossa fé em Jesus Cristo e Seu evangelho com outras pessoas. Estamos reunindo Israel. O Presidente Nelson pediu que nos alistássemos nesta grande causa:

Meu querido jovem extraordinário, você foi enviado à Terra neste exato momento, o momento mais crucial da história do mundo, para ajudar a reunir Israel. Não há nada acontecendo nesta terra agora que seja mais importante do que isso. Não há nada de maior consequência. Absolutamente nada.

 
Esta reunião deve significar tudo para você. Esta é a missão para a qual você foi enviado à Terra.21

Essa é uma linguagem forte.

Muitos de vocês já fizeram missões para a Igreja em estados e países longe de casa. Você prestou testemunho do que acredita e ensinou aos outros como acreditar nessa mesma crença em pertencer a esta Igreja. Você entende como é ajudar outras pessoas a reconhecer o Espírito para que elas também “venham a Cristo”. 22

Anos atrás, servi em uma missão na Missão dos Estados do Leste. Eu amei. Meu companheiro e eu ensinamos uma jovem chamada Susan Casey e sua família. Você pode imaginar como ficamos emocionados quando Susan e sua família escolheram ser batizadas. Há pouco tempo - quase cinquenta anos desde a minha missão - uma mulher e seu marido se aproximaram de mim em um evento de escotismo. Foi a Susan! Você pode imaginar o que essa reunião significou para nós? Lembrei-me das escrituras quando Alma se encontrou com os filhos de Mosias, pois ele “se alegrava muito. . . ; e o que acrescentou mais à sua alegria, eles ainda eram seus irmãos no Senhor. ”23 O mesmo aconteceu com Susan e seu marido.

Como estudantes universitários, você pode “reunir” pessoas para o evangelho de muitas maneiras. Comece sendo “um exemplo dos crentes” 24, conforme descrito por Paulo. Escolha exemplificar o que você acredita “em palavras, conversas, caridade, espírito, fé e pureza”. 25 Você pode ser um crente em colegas de quarto, cônjuges, vizinhos, colegas de trabalho - até mesmo em seus professores. Você pode participar do serviço de crentes com a mesma opinião que não são da nossa fé, mas que honram a Deus com suas vidas. Você pode ser um exemplo de quem segue o profeta, que o ama e que ora por ele. Testemunho que ele é um homem de Deus e, como Jesus Cristo, ele "faz o bem". 26 Você pode se envolver em todas as áreas das mídias sociais. Isso você pode fazer com aqueles próximos e distantes.

Falando de longe, nosso filho era um missionário no Cazaquistão. Lá, ele ensinou um jovem muçulmano chamado Dmitry Tsai. Dmitry escolheu ser batizado. Quinze anos depois, enquanto estava designado para a Igreja na Rússia, conheci Dmitry, que estava morando em Moscou. Dmitry e eu nos deparamos com o nosso filho Chris, o missionário de Dmitry - e que reunião foi para os dois.

Dmitry tem sido um exemplo dos crentes. Mais de vinte membros de sua família e amigos no Cazaquistão e na Rússia optaram por ingressar na Igreja por causa de seu exemplo. Dmitry e os que ele trouxe para o evangelho estão agradecidos em seguir seu Salvador.

Pense por um momento: Quem você está influenciando e ajudando a reunir-se em Israel e no evangelho? Como você pode alcançar e fazer mais?

A liberdade religiosa é central em nossa adoração e em nosso trabalho no reino de Deus. No entanto, estamos vendo o mundo secular traçar limites e deixar a religião e até a moral de lado.

O Élder Quentin L. Cook disse em um discurso em uma conferência sobre liberdade religiosa realizada na Inglaterra em outubro passado:

Os fundamentos que historicamente apóiam a fé, a responsabilidade perante Deus e o impulso religioso estão sendo cada vez mais marginalizados em um mundo secular e ridicularizados e até banidos da praça pública.27

Como o autor da reportagem sobre o discurso do Élder Cook descreveu: “Liberdade sem moralidade e liberdade religiosa é apenas 'vitrine' '”. 28 Ele também disse:
Deveríamos levar todo o nosso eu autêntico ao trabalho e às nossas comunidades - isso inclui nossas crenças religiosas. Deixar nossas crenças profundamente enraizadas em casa, na mesquita, sinagoga ou igreja é deixar uma parte do eu para trás e aceitar uma porção menor da luz iluminadora que emana da alma de todo homem e toda mulher.29

Podemos fazer a diferença


Uma das minhas designações como membro do Quórum dos Doze Apóstolos é dirigir os Comitês de Comunicação e Relações do Governo da Igreja. Nessa responsabilidade, estou envolvido na construção de pontes de entendimento, na esperança de nutrir a harmonia.

Recentemente, eu estava no templo de Washington DC, pressionando o botão para iluminar as 400.000 luzes brilhantes no local para as férias de Natal. Naquela multidão muito grande para aquela ocasião especial, havia pessoas de muitas outras religiões, e Sua Excelência Hunaina Al Mughairy, embaixadora do Sultanato de Omã, juntou-se a mim para ajudar nesta celebração. Para mim, foi declarar que celebramos o rei dos reis, o senhor dos senhores. Senti-me impressionado, como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, por abençoá-los com o desejo de ir ao mundo e fazer o bem, construir fé no Deus Todo-Poderoso e ajudar a levar os outros a um lugar mais feliz.

Eu tive a liberdade de dar esse conselho.

Somos de diferentes religiões, o embaixador e eu, mas somos amigos, compartilhando um propósito comum de elevar aqueles que nos rodeiam. O que cada um de nós traz para a sociedade é importante e, à medida que trabalhamos juntos e respeitamos e honramos as idéias e crenças um do outro, escolhemos abordar nossas diferenças com harmonia e amor.
Vi harmonia e amor numa ação recentemente em Phoenix, Arizona, quando me encontrei com líderes do governo e participei de visitas humanitárias. Vi em ação a escritura: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 30

Nos últimos meses, dezenas de milhares de requerentes de asilo - migrantes que buscam proteção internacional - foram realocados na área de Phoenix e em outros lugares. São pessoas sem nada - sem pertences para falar. Eles chegam sem dinheiro e sem casa e, ao que parece, sem opções.

Quarenta organizações comunitárias de fé diferentes - incluindo A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - se uniram para ajudar a resgatar essas pessoas de suas terríveis circunstâncias. Que privilégio foi trabalhar lado a lado com outras pessoas que estão seguindo a advertência do Senhor de cuidar dos pobres e necessitados. Fiquei emocionado com o desejo daqueles que estavam ajudando e com a imensa gratidão nos rostos daqueles que receberam ajuda.

Cada um de nós pode fazer a diferença, mostrando amor aos filhos de Deus, quaisquer que sejam suas circunstâncias e escolhas. Pense em como você pode estar lá para alguém em um dia sombrio de inverno, e o Senhor estará lá para você. Se você está procurando oportunidades de servir, consulte JustServe.org. É um ótimo lugar para começar.

Agora, na conclusão do meu discurso, um post será publicado nas minhas páginas do Facebook e Instagram, convidando todos vocês, aqui e em outros lugares, a compartilhar comigo o que estão fazendo para ministrar àqueles que precisam de você. Verifico minhas postagens regularmente e gostaria de ouvir seus esforços. Quando servimos aos que estão à nossa volta, cumprimos o mandato divino do Senhor: “Como eu te amei,. . . amem-se uns aos outros. ”31 Podemos fazer isso, meus queridos irmãos e irmãs:“ E o que o Senhor exige de vocês, a não ser fazer com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com o teu Deus? ”32

Deixo com você esta bênção apostólica: Que você conheça e sinta a importância de sua vida no reino do Senhor aqui na Terra. Eu os abençôo com a sabedoria de fazer boas escolhas, de pensar além dos caprichos de hoje, nas profundas e divinas oportunidades que esperam por você ao escolher seguir o Filho de Deus. Eu os abençôo com caridade para todos, dentro ou fora do seu círculo, e com força para defender a liberdade religiosa e viver com devoção as doutrinas do Deus Todo-Poderoso.

Por fim, neste ano do bicentenário, quando celebramos o início da restituição de todas as coisas, começando com a Primeira Visão com o jovem Profeta Joseph Smith, acrescento meu testemunho seguro e solene de que isso é verdade. Sei que Joseph Smith foi o primeiro Profeta da Restauração e que o Presidente Russell M. Nelson é o profeta do Senhor, enquanto a Restauração continua nos nossos dias. Nós te amamos, agradecemos e precisamos de você na causa de Cristo. Em nome de Jesus Cristo, amém.
NOTES:
 
6. John 4:42.
8. See D&C 132:19–20.
10. Russell M. Nelson, “Joy and Spiritual Survival,” Ensign, November 2016.
15. Joseph Smith, from “The Cause of the Prophet’s Success—Love for His Fellow-Man,” a discourse given by Joseph Smith on July 9, 1843, in Nauvoo, Illinois, and reported by Willard Richards; “History, 1838–1856, volume E-1 [1 July 1843–30 April 1844],” p. 1666, Joseph Smith Papers Project, josephsmithpapers.org/paper-summary/history-1838-1856-volume-e-1-1-july-1843-30-april-1844/36; see also HC 5:498.
16. Alma 43:45.
17. “Come, Come, Ye Saints,” Hymns, 2002, no. 30.
18. Moses 7:18.
19. John 5:30.
20. Joseph Smith, “Letter to William W. Phelps, 31 July 1832,” Documents (Documents, 1832), p. 3, Joseph Smith Papers Project, josephsmithpapers.org/paper-summary/letter-to-william-w-phelps-31-july-1832/3.
21. Russell M. Nelson, in Russell M. Nelson and Wendy W. Nelson, “Hope of Israel,” worldwide youth devotional, 3 June 2018, churchofjesuschrist.org/study/new-era/2018/08-se/hope-of-israel?lang=eng; emphasis in original.
22. D&C 20:59.
23. Alma 17:2.
26. Acts 10:38.
27. Quentin L. Cook, “The Impact of Religious Freedom on Public Morality,” keynote address given at the Quill Project conference (Religious Freedom, the U.S. Constitution and the American Founding), 23 October 2019, Pembroke College, University of Oxford, United Kingdom; quoted in Boyd Matheson, “Liberty Without Morality and Religious Freedom Is but ‘Window Dressing,’” Opinion, Deseret News, 29 October 2019.
28. Boyd Matheson, title of his article, “Liberty Without Morality.”
29. Matheson, “Liberty Without Morality.”
31. John 13:34.
32. Micah 6:8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister