Peça a Deus: nosso Consolo, Guia e Estada

 

Bonnie H Cordon - Presidente Geral das Moças - 4 de Janeiro de 2020

Ao irmos constantemente ao Pai Celestial em oração, desenvolvemos um relacionamento com Ele que nos ajuda a ver a nós mesmos e a Ele de uma maneira mais clara. Ele nos guiará!

É uma emoção para mim estar aqui com vocês hoje. Isso traz de volta uma enxurrada de memórias. Quando eu era uma missionária recém-retornada de Portugal, meu primeiro encontro foi para um devocional da BYU! Tenho um amor duradouro por essas reuniões maravilhosas. O Espírito tem grande capacidade de nos ensinar as coisas que estamos dispostos a receber nesses locais sagrados. Oro para que façamos uma pausa por apenas um minuto e estejamos em sintonia com o que o Espírito deseja que aprendamos hoje.

Desde o momento em que recebi o convite para falar com vocês, comecei a orar por vocês - o corpo discente e o corpo docente. Enquanto orava, o Espírito tocou meu coração, dando-me uma sensação do tremendo amor de Deus por vocês e me alertando sobre algumas de suas preocupações. Tive apenas um pequeno vislumbre da profunda solidão com a qual alguns de vocês estão lidando. Senti uma grande expectativa por aqueles de vocês que estão começando uma nova aventura. E fiquei atento à ansiedade daqueles que carregam fardos ou em estão em transição - preocupados com o passado, o presente e o futuro. Essas percepções recorrentes me testemunharam mais plenamente que o Senhor o conhece intimamente: tanto coletivamente quanto - mais importante - individualmente. Oh, como Ele te ama! Ele se preocupa com você de uma maneira que a linguagem humana não consegue expressar adequadamente.

Como parte dessa experiência mortal, cada um de nós deseja se sentir amado. Ansiamos por conexão - tanto com o Pai Celestial quanto uns com os outros. Nós nos esforçamos ao longo dos séculos e décadas para nos conectar. Inúmeras ferramentas foram inventadas - todas com a esperança de aliviar nossa solidão e sentir apoio e amor uns pelos outros. [Foi mostrado um vídeo de muitas ferramentas modernas, concluindo com uma visão das escrituras.]

Há duzentos anos, um jovem leu uma promessa nas escrituras:

Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não a lança em rosto; e ser-lhe-á dado. 1

Onde podemos buscar respostas? Qual é a nossa fonte de conforto e consolo? Quem é o nosso guia constante e quem nos mantém enquanto enfrentamos os desafios da vida?

Como foi para o Profeta Joseph Smith, nossa resposta é “pedir a Deus”. Deus vive. Ele é nosso pai. Ele está acessível a nós. Ele será nosso guia, nosso consolo e nossa estadia se formos a Ele em oração - um dos maiores de todos os privilégios dados aos filhos e filhas de Deus. 2

Peça a Deus: nosso guia

Ao irmos constantemente ao Pai Celestial em oração, desenvolvemos um relacionamento com Ele que nos ajuda a ver a nós mesmos e a Ele de uma maneira mais clara. Ele nos guiará! Ele quer nos ajudar a alcançar o potencial divino e eterno que Ele sabe que é nosso.

Nosso Salvador Jesus Cristo nos ensinou o padrão de oração - um padrão com tremendo poder: invocamos o Pai Celestial, agradecemos a Ele, pedimos bênçãos e então encerramos em nome de nosso Salvador Jesus Cristo. Quando abordarmos esta comunicação com real intenção, acredito que veremos como a oração pode trazer “a vontade do Pai e a vontade do filho. em correspondência um com o outro. ” 3

Recentemente, ao proferir as palavras familiares para dirigir-me ao Pai Celestial em oração, fui tomada por um sentimento de admiração. Fiz uma pausa e pensei: "Quem sou eu para me dirigir a Deus?"

Mas quase instantaneamente um conhecimento inato foi reacendido: Ele é meu Pai e eu sou Sua filha. Sei que Ele deseja ouvir de mim tanto quanto desejo comungar com ele. Esta experiência foi avassaladora e ao mesmo tempo.

Uma vez que clamamos humildemente a Deus, podemos agradecê-Lo por nossas bênçãos. Existe um poder que surge quando somos generosos com nossa gratidão. Deixe-me explicar compartilhando uma memória de infância. Aos quatro anos de idade, pediram-me que orasse durante a refeição de domingo. Comecei e mantive um olho aberto para não esquecer de orar por todos os alimentos, por nome e por cada membro da família. Rezei pelo purê de batata, pela carne e pelo milho; depois orei por mamãe, papai, Linda e Glenn. Eu estava quase terminando a oração quando minha mãe sussurrou em meu ouvido: "E abençoe Rodney." Com toda a ira de uma criança de quatro anos, eu disse: "Não, e você sabe por quê!"

Bem, não me lembro do que meu irmão mais velho Rodney fez para ser excluído de minha oração naquele dia. Você pode imaginar. Mas eu sei que estava nervosa com alguma coisa. Talvez alguns de vocês se identifiquem com dificuldade em expressar gratidão quando estão magoados ou chateados. Se esperamos obter todo o poder desta parte da oração, talvez precisemos abrir nosso coração mais plenamente. O que poderia ter acontecido se eu tivesse agradecido a Deus por Rodney naquele dia? E se agradecermos por aquelas situações que nos trazem frustração, tristeza ou até angústia? Podemos abrir nosso coração e agradecer por uma provação enquanto a experimentamos?

Se você conversar com alguém que passou pela fornalha ardente ou pela cova dos leões, ele lhe contará sobre as bênçãos que recebeu, sobre a força que recebeu e até mesmo sobre os milagres descobertos em meio às provações. Ao agradecer sinceramente a Deus em nossas provações e por meio delas, o convidamos a nos ajudar a ver nossas provações e a nós mesmos de uma maneira diferente. Agradecer a Ele em vez de pedir que algo seja tirado nos ajuda a aceitar Seu esforço incessante para moldar-nos naquilo que devemos nos tornar. Permite-nos ver um fluxo de bênçãos mais profundo e amplo do que jamais poderíamos compreender. 4

Tendo expressado nossa gratidão, temos o privilégio de pedir bênçãos; talvez uma lista de pedidos muito diferente venha de nossa posição de gratidão redirecionada. “O objetivo de nossas orações deve [ser]. para garantir para nós e para os outros as bênçãos que Deus está ansioso para conceder, de acordo com Sua vontade e tempo. ” 5 Deus nos conhece e conhece nosso potencial e nossas limitações. Ele quer nos abençoar em todas as coisas temporais e espirituais.

Recentemente, encontrei uma aluna da BYU e perguntei como estavam suas aulas. Ela admitiu que sua aula de estatística estava causando problemas. Conversamos por um minuto e, quando a abracei em despedida, sussurrei: "Sabe, Deus é muito bom em estatísticas".

E então ela respondeu: "Eu nem pensei em perguntar."

A palavra google agora é usada como substantivo, verbo e até mesmo como adjetivo. Mas eu o convido a levar suas perguntas à Fonte divina que começa com maiúsculo (God). A oração pode não oferecer mais do que 34 milhões de resultados em um único tópico, mas através da oração você pode ser abençoado com uma mente mais clara e compreensão acelerada. Deus quer nos abençoar “de acordo com seu plano para nós, consistente com nossa necessidade de crescer” 6 - não importa o assunto.

Pode haver alguns de vocês que estão pensando: "Eu orei e continuo a orar, mas o Senhor não responde." Eu também tenho perguntas e preocupações que levo repetidamente a Deus. Há uma razão pela qual a oração é chamada de "uma forma de trabalho". 7 Em algum momento, todos nós temos que “esperar no Senhor”. 8 A resposta pode estar lá, mas não como esperávamos. Pode ser uma questão de tempo e só precisamos continuar a ponderar e lutar. Precisamos confiar que o Senhor “guiará o futuro como fez com o passado”. 9

Encerramos nossa oração em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo — Aquele que é “o autor e consumador de [nossa] fé”! 10 Adoro que comecemos reconhecendo nosso relacionamento com nosso Pai Celestial e encerremos reconhecendo Jesus Cristo e Seu papel em nossa vida. Isso coloca nossa gratidão e nosso pedido no contexto do plano divino de felicidade e nosso compromisso de viver de acordo com esse plano. O Salvador declarou: “Se vós permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e ser-vos-á feito”. 11 Quando oferecemos sinceramente nossa vontade e disposição de segui-Lo em oração, o poder da Expiação do Salvador e nossos convênios nos ajudam a agir de acordo com a inspiração que recebermos.

Peça a Deus: nosso consolo

Sabemos que a oração é uma evidência de que o Senhor entende as tempestades da vida e a necessidade de Seus filhos terem um lugar seguro para se refugiar. Embora a oração seja um trabalho espiritual, também é uma oportunidade de encontrar consolo ao nos voltarmos para Deus. Consolo é definido como conforto em momentos de tristeza ou angústia. “O Senhor é misericordioso para com todos os que, na sinceridade de seu coração, invocam seu santo nome.” 12

Nosso Pai Celestial deseja que nós, como Seus filhos, nos aconselhemos com Ele sobre o que é importante para nós. Se é importante para nós, é importante para Ele, porque somos importantes para ele. Deixe-me ilustrar isso com uma história de minha nora Hana. Ela disse:

Enquanto eu servia como missionária nos Estados Unidos, fui transferida para uma nova área na qual membros maravilhosos nos alimentavam de quatro a cinco vezes por semana. No primeiro jantar que fui, a doce irmã nos surpreendeu com pizza! Animada por tal tratamento, jantei ansiosamente e agradeci à irmã. Na noite seguinte, você pode imaginar minha surpresa quando uma família completamente nova nos ofereceu, novamente, pizza! Comi a pizza e agradeci a família pela consideração. No entanto, depois que esse padrão se repetiu todas as noites durante duas semanas, fiquei enjoado de pizza e comecei a temer jantar com os membros.

Finalmente, quando começou a me pesar, caí de joelhos e disse ao Pai Celestial que era muito grato pelo serviço dos membros, mas não podia comer mais pizza. Eu precisava de uma pausa, e uma refeição com vegetais frescos seria maravilhoso.

Naquela noite, após um longo dia de trabalho, chegamos à casa de um membro para jantar. A mãe estava visivelmente nervosa quando nos sentamos para comer. Ela explicou que estava tentando cozinhar de forma mais saudável para a família, mas se não gostássemos do jantar, ela poderia pedir uma pizza para nós. Ela então nos serviu um jantar delicioso de vegetais frescos!

Em oração, agradeci ao Pai Celestial pelo intervalo da pizza e corajosamente perguntei se era possível comer curry com arroz no jantar. Meu coração começou a rir quando aparecemos para o nosso próximo jantar e nos serviram curry com arroz!

Esse padrão continuou por uma semana inteira. Todas as manhãs, eu orava especificamente pelo que queria comer e, naquela noite, os membros, sem saber, nos serviam a refeição exata que eu havia pedido! Finalmente, depois de uma semana, disse ao Pai Celestial que Ele havia ganhado - não conseguia pensar em nenhum jantar que Ele não pudesse oferecer e estava pronto para voltar para comer pizza ou o que quer que os membros servissem. Depois daquela oração, meu coração se sentiu leve e aliviado, e fiquei grata por um Pai Celestial tão atencioso e amoroso.

Assim como Hana descobriu, toda alegria parece duplicada e toda tristeza suportada quando a levamos a Deus em oração. Cada oração é um tijolo no alicerce de nosso relacionamento com o Pai Celestial. O verdadeiro dom da oração é saber que não estamos sozinhos quando o mundo literalmente nos coloca de joelhos. Muitos de nós já experimentamos em primeira mão o que o profeta Helamã alertou seus filhos quando disse:

E agora, meus filhos, lembrem-se, lembrem-se de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir seu alicerce; isso quando o diabo enviar seus ventos poderosos. , sim, quando toda a sua saraivada e poderosa tempestade caírem sobre você, não haverá poder sobre você para arrastá-lo para baixo. , por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro. sobre o qual, se os homens constroem, não podem cair. 13

A vida me enviou um furacão de tristeza em dezembro de 2016. Levamos nossa família na viagem da nossa vida - uma semana na Disney. Nosso neto mais velho, Derek, tinha dois anos e meio e estava muito animado para descobrir a magia. Desde o primeiro dia, tudo o surpreendeu. Ele segurou minha mão e, juntos, cavalgamos o máximo que pudemos, caindo na cama todas as noites, exaustos e felizes.

No meio da quarta noite, o pequeno Derek parou de respirar e seus pais o levaram às pressas para o hospital. Fiquei com a família no hotel e imediatamente ajoelhei-me em oração. Com certa confiança, pedi ao Pai Celestial que abençoasse o pequeno Derek para que ele se sentisse bem para se juntar a nós naquele dia em nossas atividades planejadas.

Enquanto eu orava, o Espírito gentilmente, mas inequivocamente, impressionou minha mente: “O pequeno Derek voltou para o céu”.

Espere o que?! A resposta estava tão longe de meus pensamentos, mas eu sabia que era verdade. Apesar do meu choque, houve um instante de “paz de Deus, que excede todo o entendimento” 14 em meu coração e em minha mente. Eu soube então que o pequeno Derek havia falecido.

Derek ficou em um hospital infantil por três dias em suporte de vida. Eu ansiava por meu pequeno Derek, mas ao orar, continuei a sentir consolo e consolo de um amoroso Pai Celestial.

Na semana seguinte à morte de Derek, eu estava programado para fazer algumas visitas de ministério no Hospital Infantil da Primária em Salt Lake City. Senti-me oprimido e não pensei que pudesse voltar para aquelas imagens, sons e cheiros médicos novamente. Implorei ao Senhor por orientação. Meu coração estava terno e eu não sabia se seria de alguma ajuda para outros em seu sofrimento. Posso ficar em casa? Lágrimas correram em abundância - o que é incomum para mim - e o sentimento em meu coração e mente era “Vá. Apenas vá!" Então, com a maquiagem escorrendo pelo meu rosto, eu fui.

Ao fazer o check-in, uma doce paz tomou conta de mim. O Senhor conhecia minha disposição, embora eu estivesse sofrendo, e Ele orquestrou uma dose extra de amor por mim. Fui orientada a visitar Oliver, um jovem filho da Primária que luta contra o câncer. Ele estava cheio de amor e coragem. Ele havia escrito em seu grande quadro branco: “Confia no Senhor de todo o teu coração; e não te estribes no teu próprio entendimento. ” 15

Até hoje essa escritura é um lembrete de que meu Pai Celestial me conhece e me ama. Ainda tenho um buraco em meu coração pelo pequeno Derek - e terei até que possa vê-lo novamente - mas, até então, ganho consolo no Senhor e sigo em frente, construindo sobre um alicerce seguro de nosso Salvador Jesus Cristo. .

Quaisquer que sejam suas poderosas “flechas no redemoinho” 16 , venha a ele. Ele conhece o fim desde o início e conhece você. Ele tem prazer em abençoá-lo e carregá-lo. Você pode confiar nele. Você encontrará descanso Nele.

Peça a Deus: Nossa Estadia

Com a orientação prometida e consolo comprovado, você pensaria que pediríamos a Deus continuamente. Ele será nosso ponto de apoio, nossa fonte constante e constante de força e revelação se escolhermos andar com Ele, embora às vezes paremos de orar. Permitimos que o que antes era um relacionamento próximo e uma comunicação consistente se tornasse distante e menos conectado.

O Livro de Mórmon nos ensina sobre a necessidade de oração contínua por meio do exemplo de Jarede e seu irmão. Na Torre de Babel, o irmão de Jarede clamou ao Senhor para salvar a língua de seu povo, e o Senhor respondeu. Então o irmão de Jarede clamou ao Senhor novamente, pedindo que o Senhor não confundisse a linguagem de seus amigos. Em ambos os casos, “o Senhor teve compaixão. , que eles não foram confundidos. ” 17

Com essas orações respondidas, o irmão de Jarede voltou novamente ao Senhor, orando a respeito da terra em que viviam e perguntando para onde o Senhor queria que fossem. 18 O Senhor prometeu abençoá-los e encontrá-los no vale de Nimrod, “porque há muito tempo clamaste a mim”. 19 Jarede e seu irmão foram para o vale de Nimrod e, conforme prometido, o Senhor veio até eles e falou com o irmão de Jarede. 20

Linha sobre linha, passo a passo, Jarede e seu irmão foram “dirigidos continuamente pela mão do Senhor”. 21 Eles atravessaram o deserto até a praia, onde armaram suas tendas e permaneceram por quatro anos. Certamente o poder da oração foi compreendido e praticado durante toda a jornada, mas o irmão de Jarede não continuou orando ao Senhor. Como resultado, o relato diz: “Por três horas o Senhor falou com o irmão de Jarede e o repreendeu porque ele se lembrou de não invocar o nome do Senhor”. 22

Uau! Depois de um período sendo guiado pela oração, o irmão de Jarede simplesmente se esqueceu de orar? Ele sentia que tinha as coisas sob controle e não precisava de Deus? Ele lentamente perdeu o hábito de orar?

O Presidente Russell M. Nelson aconselhou amigos em estado de abandono semelhante:

Entenda que, na ausência de experiências com Deus, pode-se duvidar da existência de Deus. Portanto, coloque-se em posição de começar a ter experiências com ele. Humilha-te. Ore para ter olhos para ver a mão de Deus em sua vida e no mundo ao seu redor. Peça-Lhe para dizer se Ele realmente está lá - se Ele conhece você. Pergunte como Ele se sente a seu respeito. E então escute. 23

O exemplo do irmão de Jarede nos traz esperança porque ele se arrependeu e foi novamente guiado pelo Senhor. O Élder Jeffrey R. Holland disse:

É difícil imaginar como seria uma repreensão de três horas do Senhor, mas o irmão de Jarede a suportou. Com arrependimento imediato e oração, esse profeta novamente buscou orientação para a jornada. Deus aceitou seu arrependimento e amorosamente deu mais orientações para sua missão crucial. 24

Depois disso, a fidelidade do irmão de Jarede era tal que ele viu Deus face a face. 25

Nosso Pai Celestial e nosso Salvador Jesus Cristo nos amam. Mesmo que tenhamos passado quatro anos na praia e nunca tenhamos chamado para casa, eles estão lá: prontos e esperando para nos abençoar. Como nosso relacionamento com nosso Pai mudaria se a paixão e a sinceridade de nossas orações não diminuíssem depois que a crise passou? Você pode imaginar as verdades que descobriremos e as maravilhas que realizaremos ao escolhermos “orar sempre” 26 com o mesmo fervor com que imploramos quando estamos em necessidade?

Meus queridos amigos, o Salvador nos convidou a “permanecer em mim”. 27 Observe a promessa. Não é “ com me”, mas “ em mim.” Testifico que, ao permanecermos Nele, Seu Espírito - que é “o Espírito da verdade”, o Consolador, “permanecerá conosco”. 28 Não há necessidade de se arrastar pela vida sozinho; podemos ter a ajuda do céu. Por meio da oração, compreenderemos quem somos e o quanto somos amados. Saberemos quais passos dar para seguir em frente em nossa própria vida e como abençoar as pessoas ao nosso redor. Nossa confiança, confiança e humildade aumentarão. Testifico sobre o conhecimento e os milagres que advêm da comunhão contínua com nosso Pai Celestial.

Peça a Deus. Continue a fazer da oração uma constante em sua vida - oração intencional, proposital e sincera. Permita que ele seja seu guia, consolo e permanência. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

1. Tiago 1: 5 .

2. Ver John B. Dickson, “' Achegue-se a Mim': O Privilégio e o Poder da Oração ” , A Liahona, fevereiro de 2001.

3. Dicionário Bíblico, sv “ oração ”, 752–53.

4. Ver Larry Hiller, “ Oração de Agradecimento ”  , A Liahona,  fevereiro de 2007.

5. David A. Bednar, “ Ask in Faith ” , A Liahona, maio de 2008.

6. Joanne B. Doxey, citado em “ Conselho do Fireside: Be Faithful, Clean, Strong in Prayer ” , A Liahona, setembro de 1985.

7. Dicionário Bíblico, sv “ oração ”, 752–53.

8. Salmo 37: 9 ; 123: 2 ; Isaías 8:17 ; 40:31 ; 2 Néfi 18:17 .

9. “ Be Still, My Soul ” , Hymns, 2002, no. 124

10. Ver Morôni 6: 4 .

11. João 15: 7 .

12. Helamã 3:27 .

13. Helamã 5:12 .

14. Filipenses 4: 7 .

15. Provérbios 3: 5 .

16. Helamã 5:12 .

17. Éter 1:37 .

18. Ver Éter 1: 38–39 .

19. Éter 1:43 ; ver também o versículo 42 e Éter 2: 1 .

20. Ver Éter 2: 1, 4 .

21. Éter 2: 6 .

22. Éter 2:14 .

23. Russell M. Nelson, “ Come, Follow Me” , Ensign, maio de 2019 .

24. Jeffrey R. Holland, Cristo e a Nova Aliança: A Mensagem Messiânica do Livro de Mórmon (Salt Lake City: Deseret Book, 1997), p. 15.

25. Ver Éter 3: 13–14 .

26. Lucas 21:36 ; 3 Néfi 18:15 , 18 ; D&C 31:12 .

27. João 15: 4 ; enfase adicionada.

28. João 14:17 , 16 ; ver também os versículos 13–17 e D&C 20:77 , 79 .





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sua Graça é Suficiente – Brad Wilcox

O Messias Incoveniente - Jeffrey R Holland

Nossa Identidade e Nosso Destino Tad R. Callister